Uma grande amiga foi com o filho de 6 anos para um dos principais destinos de ecoaventura do Brasil – Bonito, no Mato Grosso do Sul. Ela compartilhou tudo conosco sobre os seis dias em uma das melhores e mais organizadas estruturas de turismo do país. 

Bonito pode ser visitado o ano todo – no verão, as chuvas são passageiras, com alta das águas, e no inverno, o tempo é seco e com temperaturas mais amenas. Para chegar lá, há voos diretos pelo Gol (partindo de Congonhas) e pela Azul (partindo de Viracopos). 

Eles ficaram hospedados na Pousada Girassol, que tem uma ótima infraestrutura para receber famílias e é muito bem localizada – bem próxima à rua principal da cidade. Outras opções de resorts, um pouco mais afastadas do centro são a Zagaia Eco Resort e a Wetiga Hotel.

Passeios

Todos os passeios em Bonito ficam do centro da cidade e são pagos – todos com valor tabelado e obrigatoriamente vendidos por meio de agências de viagens, com necessidade de agendamento prévio. Não vá para o passeio sem ter o voucher. 

No caso da minha amiga, os passeios foram feitos com a agência Bonitour Viagens. Os guias são fantásticos e a infraestrutura é exemplar.

Dia 1️

Na parte da manhã o passeio foi a Flutuação no Rio Sucuri. O atrativo fica a 20 km de distância do centro de Bonito e o traslado leva cerca de 30 minutos (parte asfalto/ parte estrada de terra).

No valor do passeio está incluso a roupa de neoprene + colete salva-vidas + calçado apropriado + máscara/ snorkel. Existe a opção da máscara full face por um valor à parte (R$ 30,00 por pessoa).

A flutuação é permitida para crianças a partir de 4 anos, desde que acompanhados de um responsável. Não é necessário saber nadar!

A água gira em torno de 24 graus. Caso a criança sinta frio ou alguém sinta qualquer desconforto, um barco de apoio estará à disposição do grupo o tempo inteiro. 

Rio Sucuri

Rio Sucuri

O passeio como um todo leva em torno de 2 horas e meia, já contando com o deslocamento terrestre em um veículo adaptado, trilha leve à nascente do Rio, treinamento e adaptação dos equipamentos e a flutuação em si. É uma experiência maravilhosa e vale cada segundo!

Na parte da tarde, foi a vez do Balneário Praia da Figueira. A Praia da Figueira fica bem pertinho do Rio Sucuri (cerca de 5 km) e é uma ótima opção para passar o período da tarde. Possuem estrutura para esportes náuticos não motorizados (stand-up paddle, caiaque, pedalinhos), uma praia com muitos peixinhos e um mini parque aquático com toboágua, escorregador gigante e brinquedão.

Eles têm um restaurante e bar, mas servem apenas porções. Caso seu filho (a) possua alguma restrição alimentar é melhor levar o alimento dele. Banheiros grandes e bem ventilados com trocadores e chuveiros.

Dia 2 

A Estância Mimosa fica a 25km do centro de Bonito e é uma verdadeira jóia da natureza. Nós optamos por fazer a trilha das cachoeiras. É impressionante a estrutura que a fazenda oferece. Todas as trilhas são muito bem sinalizadas, com decks de madeira na maioria dos pontos, corrimão em várias partes e escadas seguras e bem planejadas. O trajeto é muito seguro e as cachoeiras são absolutamente lindas! 

O passeio gira em torno de 3 horas e meia a quatro horas e termina bem na hora do almoço, portanto a minha dica é: leve algum alimento para não chegar morrendo de fome!

O almoço é típico de fazenda e tem redário para tirar uma soneca depois. 

Eles também possuem serviços de fotografia nos principais pontos do circuito. Sugiro fortemente comprar uma sapatilha de trilha para fazer o passeio, pois há um revezamento entre nadar e caminhar! Roupas com proteção solar, chapéus, bonés e shorts esportivos também são bem-vindos. 

Na mochila, apenas água, um alimento leve, protetor solar e repelente (caso haja muitos insetos). 

Dia 3️

Gruta do Lago Azul

Gruta do Lago Azul

Na parte da manhã, a Gruta do Lago Azul – símbolo máximo da cidade, a gruta é um passeio imperdível! Ela fica a cerca de 25km do centro de Bonito e o trajeto é bem tranquilo. 

Crianças a partir de 6 anos podem descer junto com adultos. São cerca de 300 degraus em um deck recém construído, com corrimão. O mesmo trajeto de ida é o de volta.

Os grupos saem com no máximo 15 pessoas e é acompanhado por um guia credenciado o tempo todo. A visita completa é feita em torno de 1h30, portanto não se preocupe com as escadas. É tudo feito com calma e tem tempo de sobra para tirar fotos e tirar todas as dúvidas. É um passeio contemplativo e não é permitido banho no local.

Baía Bonita

Baía Bonita

À tarde, a visita foi no Parque Ecológico Baía Bonita – Aquário Natural, que fica a 8km de Bonito e possui a nascente mais linda da cidade! Ele tem uma logística de visitação bem parecida com o Rio Sucuri. Na chegada somos direcionados a um local para colocar os equipamentos e na sequência começamos um circuito que engloba: trilhas, flutuação, cachoeiras, tirolesa e visitas a animais silvestres em cativeiro.

A água é um pouco mais gelada que a do Rio Sucuri. A flutuação em si gira em torno de 1 hora e é lindíssima! 

Dia 4️

Nascente Azul Balneário, na parte da manhã e tarde. O atrativo fica a 33 km do centro de Bonito e é uma ótima opção para passar o dia com as crianças, com famílias com crianças de todas as idades (até bebês) e também de diversas nacionalidades. Há inúmeras atrações! 

O colete salva-vidas é obrigatório em todas as atividades aquáticas e o parque possui diversos salva-vidas. 

Há um restaurante que serve bebidas e porções o dia inteiro e, na hora do almoço, há um buffet bem completo com valor fixo – com diversas opções de pratos. Uma delícia passar o dia lá.

À noite, foi a vez de visitar o Projeto Jibóia, um projeto de educação ambiental e conscientização sobre a importância das cobras para o meio ambiente. Há uma palestra com uma veterinária especializada em cobras e depois os participantes podem tirar fotos com os animais. 

Dia 5️

A Fazenda Ceita Corê foi, sem dúvidas, a maior surpresa na viagem. Pense em um lugar lindo? Além do circuito das cachoeiras (que dura em torno de 5 horas),  há também a opção de fazer flutuação, andar à cavalo e ainda um almoço típico de fazenda (delicioso!).

A parte do circuito das cachoeiras é recomendado para pessoas que não tenham nenhum tipo de limitação física, pois ela é de intensidade média. Ao todo são 4 km de percurso em uma trilha muito bem sinalizada e com diversas paradas para banhos em cachoeiras lindíssimas! 

Assim como na Estância Mimosa, é recomendado um café da manhã bem reforçado e um lanchinho de trilha na mochila para levar. O passeio começou por volta das 10h e terminou por volta das 15h.

Depois, vale a pena fazer um passeio a cavalo para fechar o dia! Super recomendo!

Dia 6️ 

No último dia, o passeio escolhido foi o Eco Park Porto da Ilha. É o atrativo mais próximo do centro de Bonito (12 km) e o trajeto é 90% feito em estrada asfaltada. 

Há um passeio de bote, de cerca de duas horas, que é uma delícia. Crianças a partir de 5 anos podem realizá-lo com supervisão de um adulto responsável. O percurso tem 4 quedas pequenas e muita diversão, com várias aves e o rio tem águas bem clarinhas. 

O parque ainda oferece outras atividades, como o bóia cross, stand up-paddle e bicicleta náutica. Todas elas são cobradas à parte.

O parque tem atrações para crianças de todas as idades, com brinquedão super bacana, quadra de areia para vôlei / beach tênis, trilhas e muito espaço verde! Há ainda um restaurante com buffet com preço fixo. 

Dicas gerais: 

  • Não esqueça de incluir o transporte até os atrativos, caso você esteja sem carro próprio ou alugado;
  • A partir de 3 pessoas compensa a contratação de traslados privativos com motoristas. Há opções para traslados compartilhados também. Peça as duas cotações e compare!
  • O acesso a diversos atrativos é feito por estradas de terra/ cascalho, mas com boas condições de tráfego;
  • O sinal de celular/net em locais mais distantes do centro é muito ruim, entretanto, todas as atrações possuem wi-fi gratuito e com uma velocidade razoável;
  • A maioria dos atrativos possuem horários determinados para a realização dos passeios. Atente-se ao horário e não se atrase, pois a troca é sujeita à disponibilidade e alguns cobram multa de remarcação.
  • No centro de Bonito há excelentes opções de restaurantes, com os mais variados valores (tanto para almoço, quanto para o jantar) e a maioria oferece serviços de delivery;
  • Caso você tenha se esquecido de levar algum acessório, há lojas como a Track & Field, Havaianas, Chilli Beans e diversas outras na rua principal – fora as diversas opções de lojinhas de souvenirs (adoro!)
  • Confira a voltagem do seu hotel antes de levar seus itens eletrônicos. Na pousada que ficamos tudo era 120V, mas há hotéis em que tudo é 220V.

Leia mais: