Amo arte e, desde pequenininha, sempre levamos a Malu para visitar museus. Acredito que incentivar o respeito e o gosto pela cultura tem de ser desde cedo. Por isso, fizemos uma lista de uma série de museus que possuem tours virtuais.
BRASIL
MASP: em São Paulo, um dos mais famosos do mundo, com obras de Tarsila do Amaral, Cézanne, entre outros, além de receber diversas exposições. Na visita virtual, é possível acessar várias obras em um tour 360 graus.
Pinacoteca do Estado de São Paulo: museu mais antigo de São Paulo, tem um acervo de mais de 7.000 obras de arte, entre pinturas, esculturas, desenhos, entre outras. O tour virtual é 360 graus e simula todo o passeio pelo local.
Museu da Imigração: localizado em São Paulo (SP), possui mais de 250 mil imagens digitalizadas que revelam a história da imigração no estado de São Paulo e no Brasil. Destaque especial para exposição online sobre sobrenomes e suas histórias e origens.
Museu Casa de Portinari: em Brodowski, no interior do Estado de São Paulo, o acervo está organizado por meio de imagens interativas em 360 graus, é possível a visualização completa de ambientes, em qualquer direção, a partir de um ponto fixo de observação.
Era Virtual: São passeios por mais de 38 patrimônios históricos brasileiros, entre eles museus a céu aberto, como o das cidades históricas de Minas Gerais, e exposições temporárias com imagens 360 graus e panorâmicas.
EUROPA
Louvre – Paris, França: é o maior museu de arte do mundo e um monumento histórico da capital francesa. Aproximadamente 38.000 objetos, da pré-história ao século XXI, além da famosa Monalisa, claro.
Museu Dorsay – Paris, França: um dos principais museus da capital francesa, onde estão as principais obras impressionistas, como Monet e Cezanne, Van Gogh, Boudin e Renoir. No tour virtual, é possível ver todas as obras.
Museu do Vaticano – Roma, Itália: com tour virtual da Capela Nicolina e da Sala “Chiaroscuri” além de outros ambientes, como das Salas de Rafael à Capela Sistina, do Museu Chiaramonti ao Pio Clementino e ao Braço Novo.
Galeria Uffizi – Florença, Itália: localizado na cidade que é berço do Renascimento, este museu tem uma ampla coleção de arte deste período.
Museu Britânico (British Museum): – Londres, Inglaterra: no tour virtual é possível ver acervos das civilizações antigas de todos os continentes, além de várias outras obras. Destaque vai para os relógios musicais raros na monarquia inglesa do século 16 e 17.
Museu Pergamon – Berlin, Alemanha: no tour virtual é possível passear por todo o museu em seus três andares, com peças do Oriente Médio e de arte islâmica. Também é possível ampliar as imagens das obras para ver mais de perto.
Rijksmuseum – Amsterdã, Holanda: na visita virtual 360 graus há diversas obras do período barroco, algumas muito importante como as de Johannes Vermeer e Rembrandt.
Museu Van Gogh – Amsterdã, Holanda: onde está a maior coleção do Van Gogh, com mais de 200 obras do pintor holandês, além dos desenhos, auto-retratos e cartas do artista.
Hermitage – São Petersburgo, Rússia: é um dos maiores museus de arte do mundo e sua vasta coleção possui itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da história russa, européia, oriental e do norte da África, e está distribuída em dez prédios.
Museu Arqueológico – Atenas, Grécia: é um dos mais importantes museus de antiguidades do mundo, com uma vasta coleção de artefatos e obras de arte da civilização grega desde os seus primórdios até o fim da era romanizada.
ESTADOS UNIDOS
Museu Guggenheim – Nova York, Estados Unidos: é possível conferir o acervo por meio da tecnologia 360º, que permite ter uma visão ampla do espaço, como se estivesse lá dentro. Há um grande acervo com obras de vários períodos – da antiguidade à era contemporânea.
Galeria Nacional de Arte – Washington, D.C., Estados Unidos: há duas exibições online – uma sobre moda, com mais de 18 mil obras em aquarela, e outra com peças barrocas do pintor holandês Johannes Vermmer. Também há uma variedade de quadros famosos que também podem ser visitados virtualmente.
O Google também disponibiliza, por meio do Art and Culture, uma série de exposições e museus online.
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.