Fazia tempo que queria fazer uma viagem de cruzeiro com a Malu, na época com 2,5 anos – eu já havia feito anteriormente pela Itália, Croácia e Ilhas Gregas, antes de ela nascer. Escolhemos a Costa Cruzeiros por conta das atrações que eles oferecem para crianças – todos os navios têm áreas de recreação da Peppa Pig – e pelo roteiro de seis noites no navio Costa Fascinosa – saindo do porto de Santos com paradas de Búzios (RJ), Salvador (BA) e Ilhabela (SP).
Para chegar em Santos, contratamos o transfer (ônibus) da Costa que saiu do Ginásio do Ibirapuera às 10h, zona sul da cidade de São Paulo (há outras opções de locais de saída). Por estarmos com criança, tivemos embarque prioritário no navio, embarcamos por volta de 12h.
Ficamos em uma cabine externa super espaçosa e com varanda, tinha frigobar. Importante lembrar que é possível pedir berço.
Como foi um percurso de seis noites, com paradas em algumas cidades, achei maravilhosa a ideia de intercalar um dia de parada para visita e um dia só de navegação para descansar e aproveitar as atrações do navio. Nosso roteiro foi o seguinte:
- Domingo – partida do porto de Santos às 18h
- Segunda – visita Búzios
- Terça – Navegação e atrações do navio
- Quarta – visita Salvador
- Quinta – Navegação e atrações de navio
- Sexta – Visita Ilhabela
- Sábado – Chegada ao porto de Santos às 8h
Como já citei anteriormente, todos os navios da Costa Cruzeiros têm área de recreação da Peppa Pig. São muitas atrações e atividades com a Peppa.
Há um local interno, para crianças menores de 3 anos, sempre acompanhados dos pais até essa idade, com brinquedos interativos, bonecos da Peppa Pig, carro e casinha da família da personagem, que funciona das 9h à meia-noite.
Tem ainda uma outra área externa, tipo um mini parque aquático, todo temático da Peppa Pig, a água estava numa temperatura boa no dia que fui. Importante lembrar que é uma regra geral de Cruzeiros que crianças que ainda não desfraldaram não podem entrar na piscina (nem com fralda de piscina, nem com nada, e em nenhuma piscina).
Além de diversas atividades, tivemos vários encontros com a Peppa, porque ela aparece para interagir com os pequenos durante algumas atividades da programação. Entre as aparições, os destaques foram um show com bolinhas de sabão, uma caça ao tesouro e uma festa da Peppa, que as crianças amaram.
Optamos por fazer uma atividade parte do pacote: um almoço com a Peppa Pig que, por $ 30,00 para toda a família, incluiu as refeições, um presente da Peppa para a Malu, uma carta e uma foto.
A Costa Cruzeiros ainda possui um outro espaço de recreação para crianças maiores de 3 anos, a Squok Club, também aberto das 9h à meia-noite, com monitores durante todo esse período – crianças acima de 3 anos podem ficar sem os pais.
Também há várias piscinas no navio. Porém, como falei acima, não é permitido entrar bebês que ainda não desfraldaram por questões sanitárias. A maioria das empresas de cruzeiros tem essa regra. Para adultos e crianças maiores, há um tobogã em uma parte da piscina externa.
Fora todo o programa de recreação para crianças, são oferecidas outras opções de entretenimento, como o Cinema 4D (a partir de 6 anos e pagos à parte – de $ 4,50 a $ 6,50) e uma área com jogos eletrônicos e fliperama – também para crianças maiores.
Outra atração é o “Shopping” do navio, com lojas de roupas, bolsas, relógios, perfumes, cosméticos, chocolates de marcas internacionais com preço de Duty Free – me deram a dica que todo dia os preços baixam e o melhor dia pra comprar, caso haja interesse, é o último já que os preços vão baixando.
São inúmeras as opções de entretenimento dentro do navio, incluindo um Cassino, e há um app da Costa Cruzeiros com a programação completa.
Os restaurantes funcionam 24h, o que é super importante para facilitar a vida de quem está com bebê ou criança. Todas as refeições – café da manhã, almoço e jantar estão incluídas no pacote. Bebidas não alcoólicas e alcoólicas são cobradas avulsas ou no momento da escolha do pacote.
Todos os restaurantes têm cadeirão e opção variada de comida simples e caseira: saladas, arroz e feijão, massas, carnes. O mesmo para o café da manhã, bem diverso. Frutas disponíveis o dia todo. Além do self service, havia restaurante a la carte que tinha atendimento de garçons e um serviço geral melhor e mais tranquilo, ficava aberto para as três refeições.
Para quem optar por levar alimentação, por questões sanitárias, é necessário avisar antes para não ter de descartar na entrada do navio.
Há uma sorveteria e creperia, ambas pagam à parte.
Há posto de atendimento médico dentro do navio, mas uma consulta pode custar caro. Por isso, acho importante destacar que, assim como em qualquer outro tipo de roteiro, é essencial a contratação de um seguro viagem. Eu sempre adquiro o meu com a April, que além da parte de saúde e odontologia, ainda garante a cobertura de extravio de bagagem e despesas farmacêuticas, cobre taxas de cancelamentos da viagem caso seja necessário refazer os planos. Ou seja, contratar é a garantia de termos com quem contar em caso de aperto longe de casa.
Sobre enjoos, nem eu nem minha bebê de dois anos e meio não sentimos nada e nem tomamos remédio. O navio balança muito pouco e rapidamente você se acostuma. E olha que sempre fui do tipo que passei muito mal em barco.
Como os destinos foram todos nacionais, crianças de 0 a 15 anos acompanhadas por pais ou responsáveis precisam levar a Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada, ou um documento com foto, que pode ser o RG ou o passaporte válido. Crianças menores de 16 anos só podem viajar sozinhas com autorização judicial. Não é necessária autorização judicial nos casos de menores de 16 anos acompanhados de pais, avós, bisavós e tios, desde que as relações sejam comprovadas por documento oficial. Para o caso de algum terceiro, o responsável pode autorizar por meio de autenticação em cartório.
Para tirar o RG, cada Estado brasileiro tem um órgão responsável. Em São Paulo, é super fácil e rápido pelo Poupatempo e a primeira via é gratuita.
Leia também:
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.