de Marta Fuess – Maio de 2020

Sempre me lembro de sua expressão quando olhou minha cabeleira e reconheceu os cachos de tua Maluzinha…. Cachos são caprichosos, e é preciso aprender para poder usufruir de cachos e suas características. Aqui vão algumas dicas.

O essencial

Um bom corte de cabelo, de cabeleireiro especializado em cachos, é o principal segredo para uma cabeleira linda. Os cachos exigem técnica específica, e conhecimento de como lidar com o volume e a forma dos cabelos. Há cabeleireiros especializados – e aqui não estou falando dos especializados em alisamento, em domar os cachos. Especializados em valorizar os cabelos naturalmente cacheados e suas características. Conheci primeiro a Clínica dos Cachos, na Vila Mariana. Eles abriram uma filial em Pinheiros, na rua Cunha Gago. Hoje corto com a Daniela Lisboa, que conheci na clínica de cachos,  e tem um cabeleireiro próprio na Santa Cecília. Há outros, por sorte. Insisto, vale a pena cortar em cabeleireiro específico. O corte dos cabelos crespos é feito a seco, com os cachos formados, já que quando úmidos os cachos alongam e o cabelo, em forma e comprimento, ficam muito diferentes.

No cabeleireiro, além do corte em si, as cacheadas recebem apoio e instruções sobre como cuidar e preparar seus cachos para que, em casa, possam deixar seus cachos lindos com um mínimo de cuidados. Acredite, não dá trabalho….E, nestes cabeleireiros, as cacheadas passaram pela deliciosa experiência de ver muitos outros cabelos cacheados em lindos cortes, com vários acessórios…é ótimo para a auto-estima, e até para identificar que tipo de corte gostaríamos de experimentar. Na clínica dos cachos, as próprias profissionais exibem lindas cabeleiras. Diferente dos cabeleireiros comuns, onde o que mais se vê é o alisamento como solução.

Melhor amigo dos cachos

Se o corte adequado é essencial, o aliado indispensável no dia-a-dia é o creme de pentear. Estes cremes são a melhor invenção para os cabelos cacheados, deixando-os brilhantes, encaracolados, sem frizz. 

A forma correta de aplicar é após a lavagem, com os cabelos ainda encharcados, colocando quantidade generosa na palma das mãos. Aplicar ao longo do comprimento, evitando a raiz. Há vídeos de orientação. Em geral o ideal é aplicar com a cabeça para baixo. A quantidade? Bastante! Deixo os cabelos bem lambuzados com o creme…quando amasso faz um “choc choc”, e as mãos ficam com um pouco de creme.

Para a maior definição do cacho, com o creme de pentear aplicado, “amassar” o cabelo. Ajuda a formar os cachos.

Deixar secar ao natural é a melhor opção. Há variações de posição do cabelo enquanto seca, ou uso de grampos/piranhas para ajustar volume, quando necessário. Estes grampos/piranhas também servem para levantar o cabelo na parte superior do rosto, na raiz, para que o peso dos cabelos molhados não deixem o cabelo escorrido.

Hidratação

Cabelos cacheados são mais finos e ressecados. Precisam de hidratação. Pode ser feita em casa. Faço uma vez por semana, durante o banho mesmo, deixando o produto por uns 5 minutos. Quando quero hidratação mais profunda saio do banho com o creme de tratamento nos cabelos, e permaneço por uns 30 minutos, enxaguando em seguida, e aplicando o creme para pentear.

A diferença após a hidratação é grande. Quando bem hidratados, meus cabelos parecem bem mais curtos quando estão secos, porque os cachos enrolam mais, ficam melhor formados!

Shampoos, condicionadores, cremes para pentear, hidratantes

Hoje em dia há muitos produtos específicos para cabelos cacheados! Até  pouco tempo atrás, não havia nada. Minha recomendação é experimentar, variar. O creme que dá certo depois de um tempo já não é mais o ideal. Por isto sempre vario de shampoo, creme, hidratante. Há muitas linhas diferentes…há uma com nome genial #todecachos da salonline. Esta linha tem entre muitos produtos a Maionese capilar!, um creme de pentear que tem cor de maionese, e pote parecido com os de maionese…essa linha tem embalagens coloridas e com cheiros que devem agradar o público infantil (ainda que sejam para qualquer idade). Sou eclética na marca. Compro recomendações da cabeleireira, das amigas….o creme de tratamento Vegan da Inoar é o melhor que experimentei em muito tempo (e nem é só para cachos!); o shampoo dessa linha é suave, gostei bastante. Inoar também tem os produtos específicos, da linha meu cacho, meu crush. O creme para pentear é ótimo e tem cheiro gostoso, inclusive para crianças. Meus cabelos não gostaram do shampoo e condicionador da Tresemé. Curiosamente ganhei um creme para pentear para cacheados da mesma marca e meus cabelos adoram!….meus cachos também gostam de produtos Elseve.

Hoje em dia há também, específicos para os bem crespos, os shampoos no poo  ou ainda low poo (são shampoos com menos espuma, e que são mais suaves para os delicados cabelos crespos). A variedade é infinita.

É necessário experimentar, provar, e ver o resultado. Alguns cremes para pentear vão deixar o cabelo com jeito de cabelo molhado e mais duro, quando seco. Nestes casos, uma “apertada” no comprimento dos cachos quebra um pouco este efeito, e ficam mais natural. Outros deixam mais natural. Só experimentando.

Como secar

Os cabelos cacheados ficam lindos quando secam ao natural. Porém os cabelos bem hidratados e com bastante creme para pentear demoram para secar. Isto pode ser um problema em dias frios ou quando vc quer sair de casa arrumada, sem estar com o cabelo escorrido.

Secador comum nos cachos é desastre certo: o cabelo arma, fica com frizz, desfaz os cachos.

A solução é acoplar um difusor ao secador de cabelos. Uso a mãozinha da Deva Curl, é ótima! No youtube da Daniela Lisboa tem um vídeo mostrando com secar com essa mãozinha. O cabelo fica perfeito. E com o difusor o jato de ar fica mais fraco, acho que é mais fácil para as crianças tolerarem

Os mistérios

É hilário, mas os cabelos cacheados são um tanto voluntariosos, e imprevisíveis. Sensíveis à umidade do ar, parecem ter vida própria, e se comportam de maneira independente!

Quantas vezes repeti rigorosamente uma sequência que tinha resultado num cabelo lindo, e obtive um resultado que não agradou?! É necessário humor e respeito aos cachos cheios de surpresas.

O dia seguinte

Os cabelos cacheados ficam lindos quando lavados e secos naturalmente. Porém depois de uma noite de sono, é comum que você os encontre amassados, sem brilho, sem cachos.

O hábito de usar farto creme de pentear com os cabelos ainda bem úmidos ajuda muito para que os cachos permaneçam bonitos até o dia seguinte. Mas dificilmente estarão assim por vários dias…

O tecido da fronha também faz diferença. Uma fronha de algodão de boa qualidade (300 fios, 600 fios) vai ajudar a não desidratar o cabelo. Fronha de cetim ou seda pode ser melhor ainda. Tem gente que até usa uma touca de seda sobre os cachos para dormir.

Se ao acordar o cabelo ainda sim estiver sem brilho e sem cachos, a opção é umedecer com um borrifador ou com um chuveirinho, e outra vez aplicar o creme para pentear. Aplicar o creme para pentear sobre o cabelo seco nesta situação é uma opção, pode ajudar se vc estiver com pressa ou não quiser o cabelo molhado. Pode ficar mais pesado, mas as vezes também fica muito bom.

Óleos especiais para os cabelos – especialmente o de Argan – também são bons aliados nestes momentos de recuperação dos cachos.

Inúteis (pelo menos para mim!)

Pentes e escovas:  acessórios universalmente utilizados. Não uso há anos! Desembaraço os fios com o condicionador, no banho. Uso os dedos para ajeitar os cabelos. Há uns “garfos” especiais que podem ajudar. Cabelos muito embaraçados? Hidratação, condicionador…e sempre no banho, começando a desembaraçar as pontas, e a partir delas, ir subindo em direção à raiz. Se fizer o contrário e começar da parte superior, ao chegar nas pontas o embaraço ficou maior e pode ficar muito difícil. Ah, se estiver muito difícil de desembaraçar, provavelmente já passou da hora de fazer um novo corte! Para cabelos que estão embaraçando muito, use também o creme para pentear (veja no “dia seguinte”) todos os dias pela manhã, assim pelo menos você estará desembaraçando todos os dias, evitando acumular os nós.

Risca no cabelo: a perfeição de uma risca dividindo o cabelo nem sempre é uma boa solução, por não combinar com a desordem natural dos cachos. Prefiro os cabelos jogados para cá ou para lá, mais armadinhos na parte superior da cabeça. Aproveitando o volume natural dos fios.

Na praia e na piscina

Cabelos cacheados são mais ressecados e sensíveis, e nestas situações, expostos ao sol, ao cloro, ao sal, podem sofrer mais.

Eu pratico natação, por isto a exposição ao cloro é frequente. Meus cabelos são grisalhos,  portanto ainda mais ressecados. Mesmo com cuidados e hidratação sofriam. A dica da Daniela Lisboa me salvou: antes da piscina, aplico óleo para proteger os fios. Neste caso, como é só para proteção física, dá para usar óleo de cozinha (o de girassol não tem cheiro) ou azeite de oliva. Claro que há produtos específicos para isto, porém muito mais caros e difíceis de encontrar. Aplico o óleo com as mãos ao longo do comprimento antes de colocar a touca, e pronto! Cabelos protegidos.

Esse truque do óleo protetor se aplica para os cabelos nas idas à piscina ou à praia. Óleo no comprimento vai garantir proteção e facilitar depois que os cabelos se molhem. Vai evitar que embaracem. Claro, para crianças que entrem muitas vezes na água, ou para dia particularmente longos, levar o creme para pentear para um momento de descanso também pode ajudar. 

Reflexões sobre o cacheado, e sobre nossas filhas

Adoro meus cachos, e os da Maluzinha. Não foi sempre assim. Na maior parte de minha vida cachos eram chamados de “cabelo ruim”…na adolescência fazia “touca” com os cabelos úmidos para que ficassem mais lisos…. depois, em outra etapa, secava com escova e secador. Nesta etapa escova e secador não molhava meus cabelos de jeito nenhum – nem na praia, nem na piscina – se não soubesse que depois ia ter acesso ao secador e escova, era escrava desse processo. 

Já com uns 20 anos criei coragem pela primeira vez e busquei um corte que me permitisse deixar os cabelos secarem ao natural. Desde então passei por vários cortes diferentes ao longo do tempo. As melhores novidades ao longo da vida foram os cremes para pentear e os cabeleireiros especializados em cachos. E a descoberta dos cabeleireiros especializados em valorizar os cachos foi surpreendente!

Gostar dos próprios cachos não é tão fácil numa cultura que valoriza o cabelo liso (e de preferência loiro!) como ideal de beleza. Para mim foi importante compreender que todos os meus traços (incluindo os cachos!) são um privilégio: a combinação genética que possuo é um “bilhete premiado” na loteria da vida, justamente porque permitiu que eu chegasse até aqui. E aprendi a valorizá-los. Hoje adoro os cachos – a forma, as variações, até mesmo o volume. Esta aceitação também veio em relação aos cabelos grisalhos. Hoje adoro os tons prateados. Descobri que qualquer tipo de cabelo tem jeito: com um corte apropriado, bons tratos, e principalmente carregando-os com orgulho e alegria.

Para a Malu, que tem uma mãe de cabelos lisos!, em alguns momentos vai ser ainda mais difícil gostar dos cachos. Acredite, as filhas querem se parecer com suas mães – seus modelos. Tanto é assim que a vida me presenteou com uma filha de longos e lindos cabelos louros muito lisos e fartos, de uma variação de cores entre o loiro e o ruivo que é aquela que todas as mulheres buscam no cabeleireiro…e acredite, na infância, ela sofria porque não tinha os meus cachos!!! Por isto minha sugestão é que você tente desde sempre encontrar formas de deixar os cachos da Malu muito lindos, e elogie, elogie sempre. Ela é única. Perfeita como é.

Como ela é muito nova, acredito que todas estas informações aqui são ainda precoces. David teve cachos até os 3 anos e meio (não sei se você se lembra), eu não cortei os cabelos dele porque os cachinhos eram lindos…. Nesta etapa os cachos ficavam lindos sempre, sem nenhum tratamento especial, nem mesmo creme para pentear. Creio que você por enquanto não precisa com a Malu…com o tempo (e o tempo passa rápido!) vc vai poder usar as dicas.

❤️