São Miguel do Gostoso

Finalmente fomos conhecer um dos paraísos naturais do Nordeste, São Miguel do Gostoso, que fica no Rio Grande do Norte. Há mais de 10 anos na minha lista de destinos para serem visitados no Brasil, aproveitamos um feriado e partimos para mais esta experiência maravilhosa. A melhor época para visitar a região é de agosto a abril. 

Saímos de São Paulo rumo a Natal – são três horas de voo. De lá, pegamos um transfer para São Miguel do Gostoso. Foi aproximadamente uma hora e meia de viagem, com estrada boa. 

Hospedagem

Ficamos hospedados na incrível Pousada & Spa Mi Secreto, com excelente estrutura, pé na areia em uma praia com muito espaço e ao lado de outras praias com mar calmo. A pousada faz parte do Roteiros de Charme.

Há duas piscinas, com parte rasinha e uma aquecida com spa, parquinho de frente para o mar na areia, café da manhã e café da tarde inclusos na diária e restaurante que fica aberto para almoço e jantar.

O quarto é enorme e super confortável, com cama extra (tem suítes família com dois cômodos separados), banheira com vista para piscina e jardim.

Outras opções de hospedagem:

Passeios

A estrutura da cidade me surpreendeu! Achei que São Miguel do Gostoso era mais simples, mas tem bastante coisa para fazer, inclusive um centrinho (Rua Xepa) com vários restaurantes e lojinhas charmosos.

No primeiro dia alugamos um quadriciclo com a Max Quadriciclo para conhecer as praias da região. As praia que mais gostamos são as do sentido Sul, que são as mais desertas, em especial a praia de São José, com piscinas naturais. 

No sentido Norte ficam as mais famosas, em especial a Tourinhos, com mar calmo e dunas petrificadas. Passamos pela praia Ponta do Santo Cristo, a do Cardeiro, com mar calmo e lagoa, e a de Maceió, com mar calmo.

Adoro conhecer as piscinas naturais cercadas por recifes naturais que temos no Nordeste, e perto de São Miguel do Gostoso há duas: a Parrachos de Perobas (45 km, 40 min de carro de São Miguel do Gostoso, em Touros) e a Parrachos de Maracajau (63 km, 1h de São Miguel do Gostoso, em Maxaranguape).

Optamos pela Parrachos de Perobas. Fechamos o passeio de lancha para as piscinas com o Fernando Passeios, que ainda tem um serviço adicional de fotos subaquáticas com peixinhos. Em dez minutos de lancha, você chega na região das piscinas naturais, eles ficam lá por duas horas. O horário depende da maré, sempre consulte a Tábua das Marés para ver as datas e horários exatos.