Fiz uma enquete em julho/2020 no stories do nosso perfil no Instagram Pezinho na Estrada e entre os pontos de destaque, 89% dos seguidores que responderam gostariam de saber mais sobre protocolos de segurança dos hotéis. Outro número interessante é que 47% se sente seguro para ir a um hotel próximo da cidade de residência, em meio à natureza e que esteja em conformidade com as medidas e protocolos de segurança e higiene. 

Por conta da pandemia, muita coisa mudou e novos protocolos tiveram de ser criados para garantir a reabertura segura, mesmo que gradual e com um percentual reduzido de funcionamento.

Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro

O Ministério do Turismo criou o selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro. Aqui é possível ver todos os detalhes dos novos protocolos por tipo de estabelecimento – seja hotéis, restaurantes, agências de turismo, parques, entre vários outros. Entre os principais estão:

  • Medição temperatura na entrada.
  • Limpeza e desinfecção várias vezes ao dia das áreas de circulação.
  • Uso de máscaras.
  • Ventilação constante e renovação do ar.
  • Álcool 70% disponível em todo local.
  • Distanciamento de mínimo um metro e meio.
  • Redução da capacidade de atendimento.

Riscos de contaminação do Covid-19 por atividade

Muitos hotéis já têm este selo do Ministério do Turismo e têm divulgado em seus sites todas as normas que estão seguindo e o que fecha e abre, como as piscinas, áereas de recreação, por exemplo. 

A Texas Medical Association publicou os riscos de contaminação do Covid-19 por atividade, e ficar em hotel por duas noites, seguindo os protocolos de segurança, é baixo a moderado, e menos arriscado que jantar na casa de amigos ou ir ao shopping.

O blog Viaje na Viagem  criou um Painel Coronavírus de 100 destinos no Brasil, onde toda semana a situação de cada local é atualizada.

❤️