O que você precisa saber para ir à Curitiba em família! Em parceria com o blog  Turismo em Família, fizemos um mini guia de passeios para fazer com crianças na capital paranaense – todos com um ótimo custo X benefício e super kids friendly.

Em relação à época do ano para ir, ainda que o clima seja um desafio pelas variações de temperatura – em especial de abril e novembro – Curitiba é receptiva o ano todo. O inverno é gelado, porém seco, e no verão tem chuvas. Dá para driblar esta questão do tempo fazendo a mala correta perto da viagem e conhecendo as atrações para/ ajustar locais fechados ou ao ar livre.

Para conhecer o básico, dois dias são suficientes, mas fique mais e não se restrinja à capital. Aproveite atrações muito boas e menos visitadas, e os arredores que são muito bacanas. Alguns exemplos são o Caminho do Vinho (colônias italiana e polonesa), o Parque Estadual de Vila Velha e o Buraco do Padre; e as históricas Lapa, Morretes e Antonina.

Para se hospedar, a região do Batel e início do centro tem os melhores hotéis, restaurantes e shoppings. Algumas opções são o Nomaa, Quality e opções das redes Mercure, Slaviero, Bourbon e Novotel. Aqui há uma lista com diversas sugestões de hospedagem para ir com crianças.

O que fazer em Curitiba 

Clássicos como Jardim Botânico, Museu Oscar Niemeyer e Parque Tanguá não podem faltar. Com as crianças o novo Museu Planeta Água (gratuito com agendamento), o Museu da Vida e o Bosque Alemão (atualmente em reforma) valem muito, mas há mais atrações.

O passeio mais buscado é o trem da Serra do Mar (subida ou descida até Morretes). É lindo, mas é um passeio longo e cansativo. Uma opção é ir e voltar de carro pela Estrada da Graciosa para almoçar e fazer várias paradas no caminho.

Para comer a variedade é bem grande. O Madalosso é o maior restaurante da América Latina e tem espaço kids e rodízio italiano. A Batel Grill é uma das churrascarias mais procuradas, e o Terraza 40 é o romântico com vista. Para famílias, opções boas são Espaço Depósito, a pizzaria Liga dos Heróis, La Vaca Steakhouse, Taisho e mais!

A cidade é uma ótima parada vindo de São Paulo para combinar de Santa Catarina, como Beto Carrero, Pomerode, Balneário Camboriú, entre outros.

Leia mais: Paraná: melhores hotéis para viajar com bebês e crianças