Quando falo que São Paulo é infinita de possibilidades… Mesmo depois de 6 anos, a idade da Malu, passeando por todo o lado ela, ainda não conhecíamos o Planeta Inseto, que fica na Vila Mariana, pertinho do Parque Ibirapuera.

A entrada e o estacionamento são gratuitos, e o espaço fica em um casarão com jardim bem arborizado. Um acervo pequeno, mas cheio de informações sobre os diversos tipos de insetos e sua importância para o ecossistema e natureza.

Com muitos insetos de verdade que as crianças podem interagir, assistir a vídeos, e monitores contando curiosidades e fatos sobre a vida dos insetos. E no final, a parte mais esperada: a corrida de baratas. 

Mais dicas de passeios gratuitos em São Paulo

Sesc – são 42 unidades Estado de São Paulo e não precisa ser sócio para entrar. Os destaques vão para o Sesc Pompéia, que tem  arquitetura e espaço lindos, o Sesc Interlagos, bem grande e com bastante espaço verde,  o Sesc Vila Mariana, com área infantil, e o Sesc Avenida Paulista, também área infantil em reforma. 

Museus que tem dias com entrada gratuita são Museu Catavento (gratuito 3ªs feiras, museu de ciências bem legal), Parque CienTec da USP (gratuito 2ª a sábado), Parque da Ciência do Instituto Butantã (gratuito 3ª a domingo), Museu de Zoologia da USP (gratuito 4ª a domingo, pequeno e bem legal), Museu da Língua Portuguesa (gratuito aos sábados, recomendo crianças + 7 anos), Museu do Futebol (gratuito 3ªs feiras), Museu da Imigração (gratuito aos sábados, Maria Fumaça paga à parte), Museu do Ipiranga (gratuito 3ª a domingo), Instituto Gustavo Rosa (gratuito 2ª a sábado, exposição interativa e oficinas em dias específicos), Pinacoteca do Estado de São Paulo (gratuita aos sábados, programação infantil).

Outras opções são O Mundo Circo (veja programação), Biblioteca Parque Villa Lobos  (Várias atividades, 3ª a domingo e feriados), Centro Cultural São Paulo (veja programação), passeio na Liberdade, bairro japonês na capital paulista,  Cinemateca Brasileira (cinema gratuito, programação especial para crianças) e parques e praças com parquinho.

Leia mais:  São Paulo: guia de passeios para fazer com crianças