Nossa família, como sabem, adora viajar. Muitas vezes, principalmente aos finais de semana, quando a previsão do tempo está boa, aproveitamos para colocar o pé na estrada. Um exemplo foi quando fomos para o Guarujá, pertinho de São Paulo. A Malu tinha 12 meses, vimos que o tempo estaria bom, mesmo sendo mês de agosto, e decidimos, de última hora, passar o fim de semana lá.
Localizado no litoral sul do Estado de São Paulo, o Guarujá fica somente a uma hora e meia de carro da capital paulista – ideal para quem tem poucos dias para aproveitar a praia. A Malu, como de costume, dormiu todo o percurso na cadeirinha do carro.
Para quem não tem carro e curte fazer um bate e volta, assim como a gente, uma dica é alugar um veículo já com cadeirinha – adequada para cada idade. Uso sempre a Rental Cars porque lá eles consolidam as melhores empresas de aluguel em um lugar só – acho ótimo porque temos muitas opções tanto de valores quando de modelos. Mais informações sobre o tema em Como procurar carros para alugar em viagens com bebês e crianças.
Em Guia para transporte de bebês e crianças em viagens há todas as informações sobre as melhores opções de cadeirinha e bebê conforto para viajar.
Leia também: Como entreter bebês e crianças em viagens
Aproveitamos para conhecer o Casa Grande Hotel, que já estava na nossa lista há tempos. A estrutura geral do local é ótima para receber crianças e bebês, e os quartos oferecem berço, banheirinha e frigobar com freezer. Há também uma copa baby com geladeira e microondas.
A piscina é climatizada, há uma área com recreadores e, no restaurante, um buffet só para crianças – que de 0 a 3 anos é gratuito.
Como ficamos apenas o final de semana, optamos por aproveitar a estrutura do Casa Grande Hotel, que é excelente para bebês e crianças. O local fica na praia de Enseada, então, também curtimos bastante a areia e o mar.
Nesta viagem curtinha de carro para o Guarujá trouxemos as comidinhas prontas congeladas na bolsa térmica, mas dava pra ter dado comida pra ela do hotel que tinha cardápio só pra bebês e crianças. Há algumas alternativas práticas de papinhas congeladas como as do Gourmetzinho, que faz embalagens de viagens. Outra opção prática e 100% natural é a Da Vovó Papinhas, que não precisa refrigerar pois é embalada a vácuo. O post Guia de alimentação para bebês e crianças em viagens e passeios tem bastante informação sobre o tema.
Mas o que mais gostamos (e fica a dica pra quem se hospedar no Casa Grande Hotel) é que eles tem um Menu de Papinhas gratuito, com comidinhas feitas na hora. Inclusive, ofereceram para entregar no quarto.
Para destinos nacionais, crianças de 0 a 15 anos acompanhadas por pais ou responsáveis precisam levar a Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada, ou um documento com foto, que pode ser o RG ou o passaporte válido. Crianças menores de 16 anos só podem viajar sozinhas com autorização judicial. Não é necessária autorização judicial nos casos de menores de 16 anos acompanhados de pais, avós, bisavós e tios, desde que as relações sejam comprovadas por documento oficial. Para o caso de algum terceiro, o responsável pode autorizar por meio de autenticação em cartório.
Para tirar o RG, cada Estado brasileiro tem um órgão responsável. Em São Paulo, é super fácil e rápido pelo Poupatempo e a primeira via é gratuita.
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.