Alimentar um bebê ou uma criança já é um desafio por si só. Quando saímos da rotina, rola aquela preocupação e angústia de como será a adaptação da criança na viagem. Quando o bebê ainda é pequenininho, até uns 5 meses, é um pouco mais tranquilo, afinal, eles só tomam leite. Quando começam a introdução alimentar aos 5 ou 6 meses, com papinhas, frutas e alimentos sólidos, é necessário um planejamento diferente para a viagem.

Da Vovó Papinhas de frutas

O que e como transportar?

Nos passeios ou viagens de carro, procuro levar sempre lanchinhos com frutas, que ela adora, seja a própria fruta, como banana que é fácil de transportar, biscoitos ou potes com papinhas.

Nas malas de mão é permitido pela Anac levarmos o alimento que será consumido pelo bebê durante o voo, seja ele nacional ou internacional. Os comissários esquentam, inclusive. O mesmo serve para mamadeiras.

Importante ficar atento para alguns riscos, como se a viagem for internacional e o país de destino confiscar a alimentação na imigração e ainda para o caso que se o percurso durar mais que quatro horas, para o caso de opções congeladas, a comida pode descongelar.

Há algumas alternativas práticas de papinhas congeladas como as do Gourmetzinho, que faz embalagens de viagens com gelo seco. Outra opção prática e 100% natural é a Da Vovó Papinhas, que não precisa refrigerar, pois é embalada a vácuo.

Já levei papinhas congeladas em voo nacional na bolsa térmica dentro da mala que despachei, mas nunca arrisquei despachar em voos internacionais, pelo receio de o país de destino enroscar na entrada. Muitas mamães e papais já relataram que levaram sem problema, e inclusive essas empresas que indiquei aqui tiram dúvidas sobre isso.

Viajo quase todo fim de semana para o interior onde temos família, e levo a alimentação dela sempre, e para isso uma bolsa térmica é essencial para levar as comidinhas congeladas.

Por último, dica que coloco nos posts de hospedagem, ficar hospedado em um hotel com cozinha compacta no quarto ou alugar uma casa / apartamento na viagem, facilita a logística, dá pra comprar comida e deixar na geladeira, esquentar algo no microondas ou até cozinhar algo rápido no fogão. Se for ficar em hotel que não tenha cozinha compacta, certifique-se que a hospedagem tenha copa baby ou serviço de cozinha disponível para uso de hóspedes.

Abaixo nossas experiências de viagens após a introdução alimentar:

Bebê com 9 meses

Com 9 meses nossa bebê foi com a gente para Nova York. Foi a primeira viagem internacional que fizemos depois da introdução alimentar. Optamos por ficar num hotel estilo flat o Residence Inn by Marriott perto da Times Square.

Papinha Earth’s Best (EUA)

Antes de embarcarmos, pesquisei muito sobre papinhas orgânicas prontas que vendem nos EUA. Oferecemos a ela a Happy Family, Gerber e Earth’s Best. Ela não gostou de nenhuma. De fato, achei bem sem sabor e bem diferente do que ela estava acostumada. Nem com um incremento no tempero ela aprovou.

Resolvemos então partir para as comidas de restaurantes, já que ela tinha começado a comer algumas comidinhas como arroz, quinoa, macarrão, e ela comeu mais ou menos. Continuamos insistindo, mas sem forçar muito porque acreditamos que alimentação tem que ser algo prazeroso e não traumatizante para criança. O jeito foi complementar com frutas e leite. E quando voltamos pra casa, na rotina dela, voltou a comer normalmente.

Bebê com 11 meses

Quando ela tinha quase 1 ano, fomos para o sul da Bahia, no vilarejo de Santo André (1 hora de Porto Seguro) e nos hospedamos no Campo Bahia Hotel. Essa foi a viagem que levamos a bolsa térmica com as papinhas congeladas no voo, e deixei ela na bagagem que foi despachada. Mas esse hotel tem um atendimento super personalizado e ofereciam cozinhar o que precisássemos para ela também.

Bebê com 15 meses

Aos 15 meses da bb formos para a Bahia. Ficamos no Iberostar Bahia e optamos por dar a alimentação do buffet do resort. Além de bem preparados para receber bebês, com quartos super equipados, a Copa Baby tinha geladeiras com papinhas artesanais de vários tipos e frutas à vontade, e ainda há opção de Menu Kids nos restaurantes. Foi tranquilo e não tivemos muitos problemas em relação a isso, o buffet era bem variado.

Da Vovó Papinhas

Bebê com 16 meses

Em Mendoza (Argentina), as empanadas argentinas recheadas de carne acompanhadas de um tomatinho foram uma ótima opção. Muitas das vinícolas e o restaurante do nosso hotel também ofereciam Menu Kids. No voo, banana e pote de frutinhas da Da Vovó Papinhas.

Bebê com 18 meses

Depois dos 12 meses nossa bebê passou a comer a mesma comida que a gente em viagens. Isso facilita bastante. No entanto, quando ela tinha 18 meses fomos para o México – local que pode ser de difícil alimentação até para adultos.

Já comentei algumas vezes que meu estilo preferido de hotel pra ficar com bebê e criança é o tipo flat, com mini cozinha (microondas e geladeira quebram um galho) e espaço. E esse é um dos motivos, pois caso haja qualquer imprevisto ou rejeição, podemos preparar a alimentação.

Na Cidade do México ficamos no hotel Las Suites Campos Eliseos, bem localizado no bairro de Polanco (arborizado, plano, com pracinhas, cheio de restaurantes super bons), com geladeira, fogão, microondas e acessórios de cozinha.

Sempre andávamos nos passeios com os lanchinhos com frutas, que ela adora, bananas e papinhas de fruta da Da Vovó Papinhas. Conseguimos tirar de letra o que, inicialmente, parecia ser uma preocupação.

De qualquer maneira, por mais que a gente se esforce, sempre rolam uns perrengues, como não querer comer. No nosso caso, no primeiro momento da viagem ficamos tensos, mas logo lembramos que estamos longe de casa, que precisamos ser mais flexíveis e relaxamos. Porque, afinal de contas, quando voltamos à rotina tudo volta ao normal, sempre foi assim com a gente.

Bebê com 23 meses

Fomos para Bariloche quando a Malu tinha essa idade e essa foi umas das viagens que ela comeu melhor. Ela estava em uma fase muito seletiva em relação aos alimentos, mas deu tudo certo. Todos os dias comeu salada de alface, tomate e cenoura, carne, batata e frutas durante o dia. A única dica é ficar num hotel que tenha restaurante, ajuda com criança pequena não ter que sair pra jantar fora à noite por exemplo, ou ficar hotel com mini cozinha ou ainda aluguel de casa ou apartamentos (AirBnb).

Bebê com 2 anos e 2 meses

Nossa primeira vez com a Malu para a Europa foi uma viagem de 15 dias para a França. Como ficamos em hotéis em todos as cidades que passamos com mini cozinha, comprávamos salada, pão, frutas e queijos no supermercado e jantávamos no hotel.

Os almoços todos foram em restaurantes e comemos bem e com ótimo atendimento com crianças em todas as nossas refeições. Malu não deu trabalho para comer, se adaptou à gastronomia básica (salada, carne, batata) local. Sempre tenho comigo lanchinhos: frutas, uva passa, biscoitos.

Bebê com 2 anos e 5 meses

Passamos a virada 2019/2020 em Colchagua, região de vinhos do Chile. A Malu está em uma idade que está comendo bem conosco: salada, carne, pão, batata, arroz, legumes… Então, conseguimos aproveitar os restaurantes tanto do hotel, da cidade como das vinícolas que fomos visitar.