A minha bebê fez a primeira viagem quando tinha somente 40 dias. E como faz parte do DNA da família viajar com muita frequência, como vocês podem acompanhar, descobri que muita coisa muda em relação a documentação conforme a idade das crianças e local visitado.
Para crianças de 0 a 15 anos acompanhadas por pais ou responsáveis, basta levar a Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada, ou um documento com foto, que pode ser o RG ou o passaporte válido. Crianças menores de 16 anos só podem viajar sozinhas com autorização judicial. Não é necessária autorização judicial nos casos de menores de 16 anos acompanhados de pais, avós, bisavós e tios, desde que as relações sejam comprovadas por documento oficial. Para o caso de algum terceiro, o responsável pode autorizar por meio de autenticação em cartório.
O processo muda um pouco, de 0 aos 17 anos as crianças e adolescentes têm de estar acompanhados pelos pais ou responsáveis e com passaporte válido. No momento de tirar o passaporte, há uma questão sobre se a criança tem autorização de viajar com apenas um dos pais ou somente com os dois. No site da Polícia Federal há detalhes sobre passaporte para menores de idade. Informações sobre autorização de viagens podem ser consultadas no site da ANAC – modelo de autorização de viagens para menores pode ser consultado aqui.
Em países da América do Sul, com exceção das Guianas, é possível viajar só com o RG. Passaporte válido continua sendo também uma opção. Vale lembrar que a Certidão de Nascimento não é aceita na imigração de qualquer destino internacional.
Muitos países aceitam passaportes com no mínimo seis meses de validade, para saber se o país que visitará também exige, consulte o site do Consulado do país destino. E como a validade de passaportes de bebês de até 1 ano é de somente 1 ano, tem que ficar atento.
Para tirar o RG, cada estado brasileiro tem um órgão responsável. Em São Paulo, é super fácil e rápido pelo Poupatempo e a primeira via é gratuita. Já o custo de renovação do passaporte é de R$ 257,25 e as informações e agendamentos podem ser feitos no site da Polícia Federal.
Muitos países precisam de visto. Alguns permitem que sejam tirados no momento da imigração, como alguns do Oriente Médio, África e Sudeste Asiático (para saber mais, consulte o site da Embaixada do país que irá visitar ou veja aqui quais países exigem visto para cidadãos brasileiros). Outros, como os Estados Unidos, exigem que o visto seja feito antes da viagem. A minha bebê tirou o visto norte-americano quando tinha três meses. Foi tranquilo e conseguimos um visto de 10 anos – mas vale lembrar que isso depende da análise individual do Consulado Americano. Estava com pressa e usei um serviço de despachante, a American Visa e foi ótimo.
- 0 a 1 ano incompleto: 1 ano de validade do passaporte
- 1 ano completo a 2 anos incompletos: 2 anos de validade
- 2 anos completos a 3 anos incompletos: 3 anos de validade
- 3 completos a 4 anos incompletos: 4 anos de validade
- 4 anos completos a 18 anos incompletos: 5 anos de validade
Para saber qual a validade mínima de passaporte exigida para cada país acesse aqui.
Há ainda destinos que exigem vacina contra febre amarela, que deve ser tomada com no mínimo dez dias antes da viagem. Para ir para a Índia e alguns países da África, por exemplo, além de febre amarela (que é realmente exigido), é recomendado vacinas contra raiva, poliomelite, tétano e hepatite B. Para quem é da cidade de São Paulo, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, do Hospital das Clínicas, aplica gratuitamente essas vacinas. Em outros municípios do país, informem-se no SUS ou em algum posto de vacinação particular. Para saber quais países exigem ou recomendam quais vacinas, acesse Organização Mundial de Saúde – e também sempre consulte seu pediatra.
Dica importante: quando formos viajar para países que exigem alguma vacina, é obrigatória a apresentação do certificado internacional de vacinação. Para obter isso, basta levar a sua carteirinha de vacinação a um posto da Anvisa em algum aeroporto internacional e solicitar a validação. Para mais informações, acesse Portal da Anvisa
Caso seu bebê ou criança não possa tomar vacina por algum motivo, basta levar um documento do médico dizendo isso e apresentar na Anvisa que liberará a necessidade da vacina.
Identificação para crianças
Muitas vezes viagens incluem passeios em locais muito grandes e lotados, como praias, parques, museus, com risco das crianças se perderem. Achei interessante dar uma dica para evitar qualquer susto. Vocês conhecem essas pulseiras para identificação de crianças? Há duas marcas que são muito legais: a Self ID versão kids e a indicada por uma mamãe que acompanha o Pezinho na Estrada Grudado em Você, que além da pulseira tem também um cartão de identificação.
ATENÇÃO: sempre consulte os órgãos citados aqui pra confirmar a documentação e regras que terão as informações mais atualizadas.
❤️
[…] Certidão de nascimento ou RG para viagens nacionais […]