Quando estávamos na França, recebi uma mensagem de uma mãe que acompanha o Pezinho na Estrada com o seguinte questionamento: a Malu tem tempo de ser criança nas viagens? Esta pergunta me motivou muito a pensar a respeito e, por isso, resolvi compartilhar minhas conclusões.

É claro que a partir do nascimento dela as viagens mudaram de configuração. Quando éramos somente eu e o Bruno – o papai da Malu – nós não tínhamos um limite de horário para aproveitar os dias, as refeições eram fora de hora e os passeios o quanto conseguíamos aguentar. Com a chegada da Malu também vieram as adaptações – o que não deixa, de maneira alguma, as viagens menos divertidas – pelo contrário.

Nesses dois anos de vida da Malu percebi que todo o planejamento das nossas viagens são para ela. Adaptamos nosso estilo de vida e de passeios por ela – e os momentos alegres que curtimos juntos não tem fotos que possam retratar de tão especiais.

Aprendemos a respeitar os limites, sejam de horários, de cansaço, de fome etc. Hoje em dia, por exemplo, em todas as viagens que fazemos com ela procuramos fazer um ou dois passeios por dia no máximo, voltamos para o hotel em torno de 15h/16h, porque é o tempo dela, é a hora da soneca.

Procuramos parar para almoçar no máximo 13h, para respeitar a rotina alimentar dela. Sempre procuramos alugar carro com cadeirinha adequada e sempre incluímos em nossa programação atividades para que ela se sinta parte e saiba que as viagens são para toda a família. 

Para exemplificar, só na França, andamos de roda gigante, fomos no carrossel, fizemos um city tour de trenzinho, brincamos na fonte de água, demos pão para os passarinhos, brincamos de pega pega com as pombinhas da praça, ouvimos música de rua e também muita Galinha Pintadinha, comemos uva no pé, fomos à praia, brincamos com livros interativos e adesivos que compramos, contamos os carros nas ruas e os barcos no mar e ela interagiu com outras crianças de outras culturas. 

Sim, ela é criança quando viajamos! E o mais importante disso é que temos a certeza que nesse tempo juntos nas viagens nossos vínculos são fortalecidos e os nossas memórias afetivas são criadas para sempre ❤️.

Leia também: Tudo sobre primeiras viagens nacional e internacional com bebês