Com este período de isolamento sociais, além de vários aprendizados pessoais, estamos também descobrindo como é trabalhar de casa, muitas vezes sem as ferramentas oferecidas nos escritórios e empresas. As reuniões presenciais foram substituídas no mundo inteiro por chamadas de vídeo, o que facilita bastante o dia a dia durante este período. Reuni alguns serviços que pesquisei – muitos deles já uso – para ajudar a tornar o home office mais eficiente e tranquilo.
Google Hangouts: ferramenta integrada ao Gmail, é gratuita e permite chamadas de vídeo com até 10 pessoas ao mesmo tempo – basta convidar os participantes por e-mail ou enviar um link para acessar a sala. Também é possível compartilhar a tela do computador em tempo real.
Microsoft Teams: há um pacote gratuito que permite videoconferência com até 250 participantes. Entre os recursos: compartilhamento de tela, conexão de apps externos (como o Trello e Evernote) e edição colaborativa com os documentos dos programas Microsoft.
Messenger Facebook: é possível realizar video chamadas em grupo, apenas adicionando os contatos do Facebook.
WhatsApp: dá pra fazer video chamadas com até 4 pessoas, mas não é possível compartilhar telas.
Zoom Meetings: serviço simples de chamadas de vídeo. Para usar, basta criar uma sala e enviar o link aos convidados. Também é possível realizar transferências de arquivos, compartilhamento de telas e gravação de reuniões. No modo gratuito, permite a participação de 100 pessoas por uma duração máxima de 40 minutos.
Skype: Já muito conhecido de todo mundo, foi um dos primeiros serviços do gênero. As conferências podem ser com até 50 pessoas e também pode ser acessada por meio de um link.
GoToMeeting: gratuita por 14 dias após cadastro, também permite o compartilhamento de tela, chats, gravação de reuniões e linha para participação por telefone.
Whereby: Plataforma não requer o download de programas e permite fazer videoconferências direto no navegador. Permite ingresso fácil em reuniões, bastando clicar em um link criado pelo administrador.
Bluejeans network: uma solução corporativa e segura de vídeo conferência, não tem versão gratuita, apenas para teste.
Outras ferramentas para ajudar na organização do trabalho em casa:
Trello: é uma ferramenta colaborativa para organizar tarefas e projetos, sejam em equipe ou individuais. É super simples de usar – como se fossem post-its digitais. Entre os recursos, estão check list, upload de arquivos, cronogramas, entre outros.
WeTransfer: ferramenta para compartilhar arquivos pesados. Para usar, basta entrar no site, fazer o upload do documento que precisa ser compartilhado e enviar por e-mail ou copiar o link que é gerado.
Toggl: uma plataforma para controlar as horas trabalhadas, otimizando assim o tempo gasto em cada uma das tarefas. A ferramenta gera um relatório detalhado, importante para sabermos onde estamos gastando mais ou menos tempo.
Google Drive e Docs: ótima forma de usar documentos de forma colaborativa e compartilhada entre várias pessoas e também arquivar documentos na nuvem.
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