Compartilhei aqui como foi a experiência de desfralde da Malu. Recebi tantos questionamentos, que achei que valia a pena fazer um outros post só sobre como foi e está sendo este processo.

1 – Quais os sinais que a Malu apresentou para percebermos que estava na hora do desfralde?

Carol: Ela demonstrava estar incomodada com a fralda suja, pedindo para trocar. Ela também começou a avisar que tinha feito o número 1 ou o número 2, além de arrancar a fraldas várias vezes.

2 – Quantos anos a Malu estava quando começou a dar estes sinais?

Carol: 2 anos e oito meses.

3 – Ela pede para ir ao banheiro?

Carol: Sim, desde o primeiro dia que tiramos a fralda. Ela aprendeu e começou a pedir. Acredito que quando o desfralde acontece na hora que as crianças estão realmente prontas, sem pressão, é muito mais fácil. 

4 – A Malu pede para ir ao banheiro todas as vezes que sente vontade ou às vezes acaba escapando e ela não fala nada?

Carol: A cada dia melhora mais. Depois de três semanas, momento em que estamos agora desde o início do processo, ela já pede 100% das vezes quando precisa fazer xixi e cerca de 90% quando é o número 2. É o que já comentei aqui, acredito que quando eles estão prontos acaba sendo bem mais fácil.

5 – Você tirou a fralda do dia e da noite ao mesmo tempo?

Carol: Eu nem pensei em tirar a fralda da noite, quero que seja na hora que ela estiver pronta. Mas vários dias a fralda amanhece seca. De qualquer forma, estamos esperando ela amadurecer mais para tirar a fralda da noite. Zero pressa.

6 – A minha filha desfraldou do xixi, mas pede a fralda para fazer o número 2. Como a Malu também acontece isso?

Carol: Várias amigas me contaram histórias similares. Eu acho que tem que respeitar o ritmo e a forma de cada criança lidar com o desfralde. A Malu pede “xixi” tanto quando precisa fazer xixi como quando precisa fazer o número 2. Acho que ela ainda está aprendendo a diferente dos dois.

7 – Quando você apresentou o penico? Quantos anos a Malu tinha e como reagiu?

Carol: Eu comprei o penico faz algum tempo, quando ela tinha acabado de completar 2 anos. Ela não se interessava e não queria usar. Nunca forcei. Esperei ela dar os sinais de que estava pronta para largar a fralda para iniciar o processo de desfralde. 

8 – Você achou melhor usar penico ou vaso sanitário? Como foi esta escolha? 

Carol: Eu achava penico mais “amigável” para as crianças. Também resolvi testar o adaptador de assento, para não ter que ficar toda vez higienizando o penico. Por fim, o que deu certo foi ir direto para o vaso sanitário. Uma dica que recebi, para quando estivermos fora de casa, por exemplo, é usar protetor descartável para assento sanitário.

9 – Você incentivou a sua filha a deixar as fraldas, de alguma maneira, antes de começar o desfralde?

Carol: Nunca forcei este processo. Perguntava uma vez ou outra se ela queria ir ao penico, no vaso sanitário, mas ela nunca se interessou e sempre se recusava a sentar. Quando ela ficou pronta, pelo fato de ela já ter 2 anos e oito meses, já entender muita coisa e estar mais madura, ajudou bastante.

10 – A Malu ainda tem alguns escapes?

Carol: Os escapes têm diminuído a cada dia. Xixi ficou bem raro depois de três semanas do início do desfralde – o número 2 com mais frequência. Faz parte do processo de aprendizado deles. O desfralde é uma grande conquista e um passo muito importante para as crianças.

❤️