A Malu está com 2 anos e oito meses recentemente demonstrou sinais claros de que estava pronta para deixar as fraldas – incomodada quando  estava suja, pedindo para trocar, avisando a hora que fazia as necessidades. Eu estava super tranquila em relação a isso porque queria que fosse um processo natural e no momento que ela estivesse pronta, e quando começou a quarentena após ver os sinais dela, aproveitei esses dias em casa para iniciar o processo de desfralde, já que seria muito mais fácil lidar com vazamentos e correr para o banheiro do que se estivéssemos viajando e passeando. 

Comecei explicando pra ela da calcinha e do processo, falando que era igual a mamãe, a vovó e as amiguinhas. Ela se animou, comprei umas calcinhas da Masha e o Urso que ela ama na Riachuelo e outras calcinhas especiais para desfralde que seguram vazamento da Eco Kids Place.

A Eco Kids Place é uma das marcas de mulheres empreendedoras que já divulguei por aqui. Além de fraldas para piscinas e outros artigos para bebês e crianças pequenas usarem no verão (já falei bastante destes produtos que adoramos), a empresa também criou calcinhas e cuecas para desfralde, o que ajuda a segurar os escapes, super normais, deste momento. Outro destaque é o protetor de colchão que eles também desenvolveram.

Penico Galinha Pintadinha

Penico Galinha Pintadinha

Também comprei o penico da Galinha Pintadinha e adaptador assento de vaso sanitário. Mas no final das contas, ela começou a sentar diretamente no vaso mesmo. Mais uma lição da maternidade pra mim de que “menos é mais”.

No primeiro dia que tiramos a fralda, vazou algumas vezes, mas é impressionante como os pequenos aprenderam rápido. Em três semanas, desde que começamos, a Malu evoluiu muito a cada dia. Xixi quase que não vaza mais, número 2 às vezes, mas ela está cada vez melhor, e até a noite, que eu nem estava esperando, amanheceu algumas vezes com a fralda seca. Mas, sem pressa, que ela tenha seu tempo pro desfralde noturno.

Algumas mães me indicaram o livro “O que tem dentro da sua fralda”  que ajuda a conduzir o processo com a criança de uma forma lúdica.

A próxima viagem que fizermos vai ter esse desafio novo de ter que procurar banheiro no meio do caminho e ter que buscar alternativas tipo usar protetores de vaso sanitário. A fralda por esse lado é muito mais prática. Mas cada fase com seus perrengues e curtições. 

Sou muito grata por poder estar em casa com ela no momento de uma conquista importante para uma criança. Que essa quarentena continue nos ensinando e nos dando possibilidades de estarmos mais próximos da família. 

❤️