Espírito Santo do Pinhal é um destino que vem crescendo bastante nos últimos anos, conhecida como Toscana brasileira pela boa qualidade na produção dos vinhos. A cerca de duas horas de carro da cidade de São Paulo, é também uma região de bons cafés e azeite, delicioso para viajar em família com crianças.

  • Hospedagem

Ficamos hospedados na Hospedaria Casa da Pedra – fazia tempo que queria aceitar, mas eles não aceitavam crianças pequenas. 

Tem apenas 14 quartos, ótimo atendimento, personalizado, fugindo das aglomerações. O quarto que ficamos é enorme, aconchegante, com uma vista linda para montanhas – o ponto alto da pousada pra mim.

O café da manhã é incluído na diária, tem jantar servido e cobrado a parte, mas há opções de restaurantes mais gostosos na região. A área externa é enorme, com trilhas, piscinas (uma delas aquecida) e ainda é pet friendly. 

Da outra vez que estivemos em Espírito Santo do Pinhal, em 2018, a Malu tinha apenas 1 ano  e ficamos na Pousada Famiglia Barthô, numa fazenda antiga café. É uma proposta diferente, é mais antiga e simples, mas com foco maior em famílias. Vi que recentemente fizeram melhorias para crianças com parquinho novo, recreação, brinquedoteca. Quando fui, tinham pensão completa e a comida era típica de fazenda bem gostosa.

Leia mais: #TripReport: Espírito Santo do Pinhal com bebês e crianças

  • Passeios

Um dos passeios imperdíveis dessa região da Serra Mantiqueira é o Pico do Gavião. Fica a 1600 metros de altitude e é considerado um dos melhores locais do mundo para voo livre. Para chegar lá foram 45 km de Espírito Santo do Pinhal –  fica entre Andradas e Águas de Prata, já no Estado de Minas Gerais. Pegamos 19km de estrada de terra.

O lugar é maravilhoso, com uma vista linda, passeio na natureza delicioso e ver os voos livres no céu é inesquecível. Além disso, tem uma boa infraestrutura lá que me surpreendeu: estacionamento, banheiros, lanchonete, lojinha, parquinho, fraldário.  Custa R$ 10 por adulto, crianças não pagam pra entrar.

Fomos conhecer, rumo a Andradas (MG), outras duas vinícolas. A primeira foi a Casa Geraldo, uma das mais conhecidas da região, super infraestrutura para visita, almoço, degustação, loja, piquenique ao ar livre. Tem parquinho e opção kids no menu do almoço. Necessário reserva com antecedência.

A outra foi a Vinícola Stella Valentino, pequena, familiar, rústica, uma graça de lugar. E ainda tenho um vinho rosé gostoso que se chama Malus – compramos 1 caixa.

No último dia em Espírito Santo do Pinhal fomos na Vinícola Guaspari, a mais famosa e premiada vinícola da região. Eles não aceitavam crianças, mas abriram um Wine Bar que é possível ir com crianças agora, tem que reservar com antecedência porque é disputado.

O Wine Bar da Vinícola Guaspari me surpreendeu, local todo arejado ao ar livre, poucas mesas e uma vista linda para as parreiras! Paga-se apenas o que é consumido e há degustação de vinhos e petiscos. 

Leia mais: