Pela segunda vez fomos para Playa del Carmen, na Riviera Maya (México), onde ficam as principais atrações da região, como os cenotes (rios subterrâneos incríveis), Tulum e os Parques Xcaret – além de ser bem pertinho de Cancun. A primeira vez que visitamos este destino, a Malu tinha um ano e meio.

A melhor época para ir é de dezembro a maio – fomos em maio desta vez e ficamos 15 dias por lá. 

  • Trajeto 

Voamos de São Paulo para Cancun, com escala da Cidade do México. De lá, contratamos um transfer para nos levar do aeroporto até a Riviera Maya. O percurso, que dura cerca de 45 minutos de carro, é super tranquilo.

  • Hospedagem

Desta vez, ficamos hospedados em dois hotéis distintos: 10 dias no Petit Lafitte Beach Front Hotel & Bungalows, bom custo x benefício e esquema meia pensão (café da manhã e jantar), e cinco dias no incrível Hotel Xcaret Mexico All Parks All Fun Inclusive.

O Petit Lafitte Beach Front Hotel & Bungalows é pé na areia, comida deliciosa e é um resort mais aconchegante do que aqueles enormes. As cabanas são suspensas sob a areia, uma graça. Tem parquinho, piscina e restaurante, que fica aberto o dia todo.  

Já o Hotel Xcaret Mexico All Parks All Fun Inclusive tem um conceito de “All Fun Inclusive”, que para mim é um dos motivos do porque curtimos tanto! Além do All Inclusive de alimentação e bebidas, você tem acesso a todos parques Xcaret (são sete parques), incluindo transporte do hotel.

O resort é simplesmente incrível. Os quartos são muito confortáveis e amplos – o que ficamos tinha acesso direto da varanda à piscina infantil que é um parque aquático com polvo gigante de escorregador.

São inúmeras as atrações pelo hotel, como praia artificial, recreação, salão de jogos, brinquedoteca, entre várias outras.

Alimentação e bebida maravilhosos. São 12 restaurantes com chefs com estrela Michelin, que proporcionam experiências exclusivas, como um deles que é dentro de uma caverna.

Da outra vez fomos, em 2019,  ficamos hospedados no Banyan Tree Mayakoba.

Leia também: México: melhores hotéis para viajar com bebês e crianças

  • Passeios

Rio Secreto foi um dos passeios mais legais que fizemos na viagem à Playa del Carmen. Ele é um dos cenotes com uma “trilha” dentro dos rios subterrâneos em cavernas, cheias de estalactites e estalagmites que são formações cristalinas da caverna.

O passeio todo durou 1h30, Malu amou a aventura! Compramos com antecedência ingresso com agendamento pelo site Rio Secreto .

O Parque Xcaret, como um todo, é difícil de descrever. É um parque natural, com 7 parques dentro, com rios subterrâneos (cenotes famosos na região), mas ao mesmo tempo cheio de atrações – são mais 50, entre aquário, parquinho, arvorismo, espetáculos sobre a cultura e história dos maias e do México, muito espaço para nadar, praia em frente ao mar do Caribe. É uma das top atrações da região de Cancun.

Como nos hospedamos no Hotel Xcaret Mexico All Parks All Fun Inclusive e tínhamos incluso as entradas para Xcaret. Do hotel pegamos um barco e entramos direto no Parque Xcaret. Lá alugamos carrinho para Malu (na época tinha quase 4 anos) porque o parque é bem grande. 

Fomos no Parque Xsenses. Por ser um parque pequeno e com foco no sensorial, a Malu, na época com 4 anos, conseguiu aproveitar bastante.

É beeem legal, e entre as atrações estão:

  • Catavento, o ponto de partida onde a magia começa.
  • Caminho do Sentimento: um divertido Caminho dos Anões e Gigantes, diferentes ecossistemas na escuridão total no Xensatorium, uma caminhada sob a Terra no Labirinto de Artérias Subterrâneas, um lugar cheio de natureza no Éden e um refrescante Jardim Xítrico.
  • Caminho do Fazer: um grande Batimento do Coração Vermelho, uma Cidade original e sem sentido, um toboágua no Deslizante, um pairar no céu em Voo do Pássaro, flutuando no riacho e ficar coberto de lama da cabeça aos pés no Lodorama.
  • Jogos visuais, ilusões de ótica e cenários fantásticos.

Também fizemos um passeio de barco com paradas para mergulho.

Da outra vez, visitamos as ruínas de Tulum, cenotes Jardim del Eden e Azul, Cancun e também o Parque Xcaret. 

Sempre falo que prefiro muito mais ficar em Playa del Carmen do que Cancun por ser mais tranquilo, menos turístico, mais perto das principais atrações da região. Mas sempre me perguntam se existe um comércio local com restaurantes. SIM!

O Centrinho de Playa del Carmen é super charmoso e com muitas opções de restaurantes, bares, lojas, shoppings.

Isla Mujeres

Também fomos para a Isla Mujeres, em Cancun, e a verdade sobre a nossa experiência é: 

  • A expectativa era de encontrar praias paradisíacas, mar azul, fazer snorkeling e comer tranquilamente pela ilha…
  • A realidade foi que achamos a maior furada: praias lotadas e ruas também, lojinhas e restaurantes meio caídos, sabem? Nem aos pés por exemplo do centrinho de Playa del Carmen que estivemos duas vezes. 

Eu não recomendo, e decidimos fazer porque um dos passeios inclusos no “all fun inclusive” do Hotel Xcaret era o transporte a Isla Mujeres (ônibus até Cancun + ferry de Cancun a Isla Mujeres), e como não conhecíamos, achamos que poderia ser uma oportunidade legal.

O transporte em si foi super bom, o ferry até superou minhas expectativas, 20 min, sem balançar muito e ótima estrutura. Chegando lá, alugamos um carro de golf para andar pela ilha por U$50 o dia todo, logo em frente saída do ferry. A Ilha é pequena (8km), circulamos da Playa Norte até a Ponta Sur, paramos em diversos locais e nada muito legal, fora que vários não aceitam crianças. 

O Garrafon que falam, mantém golfinhos em cativeiro e não curtimos. Playa Norte, que são as praias mais recomendadas, lotadas e os beach clubs nada atraentes. 

A nossa conclusão é que deve valer muito a pena se for alugar um barco e fazer passeios e snorkel fora dessa muvuca. 

Leia mais: