Nossas últimas férias tiverem como destino o Japão. Como o tempo de viagem é muito longo, decidimos fazer duas paradas de alguns dias na Europa para amenizar o cansaço dos voos longos e fuso horário. Na ida, passamos quatro dias na Alemanha, em Frankfurt, e na volta, seis dias na Espanha, em Madrid.. 

Frankfurt é uma cidade central, que dá para fazer bate e voltas tranquilamente – além de abrigar o aeroporto dos nossos voos – aliás, um dos maiores do mundo. 

De São Paulo, pegamos um voo direto com duração de 11h30, mais cinco horas de fuso horário em relação ao horário de Brasília. Lá, para nos locomovermos, alugamos um carro na Rental Cars – dá para alugar com cadeirinha ou assento de elevação.

  • Hospedagem

Ficamos hospedados no Citadines Frankfurt City Centre, da rede Ascott Star Rewards, em um flat com dois quartos, cozinha completa, máquina de lavar e secar, café da manhã delicioso e bem completo incluído na diária e bem localizado. Adoramos, foi excelente e recomendo muito para quem vai com crianças. 

Logo na frente, há um shopping grande, além de muitas marcas de supermercado e farmácia. Muito bem localizado, cerca de 10 minutos de carro do centro histórico e próximo aos Museus de História Natural e Ciências. 

Quando decidimos ficar esses quatro dias na Alemanha antes de ir para o Japão, chegamos a cogitar ficarmos hospedados em um dos hotéis charmosos e super fofos dentro da cidade murada de Rothenburg, vale a pena dar uma olhada.

  • Passeios

Nosso primeiro dia na Alemanha foi muito especial. Depois de 10 anos, fomos para Amorbach apresentar para a Malu a cidade onde meu sogro nasceu  – a Malu não chegou a conhecê-lo, mas contamos muito as histórias do vovô Willy para ela.

Com 4 mil habitantes, fica a uma hora de Frankfurt, na Bavaria, região que adoramos na Alemanha. É uma experiência única visitar essas cidadezinhas no interior e ficar imaginando como seria a vida num lugar tão diferente da nossa realidade.

Encontramos conhecidos, e revivemos muitas histórias! Comemos goulash com spätzel e cerveja típica produzida na região. No caminho ainda passamos em duas lojas de itens para casa, a Spilger e a Toom – lá vale muito a pena pelo custo x benefício.

No segundo dia fomos para Rothenburg ob der Tauber, uma das cidades que mais curto na Alemanha. Literalmente um conto de fadas envolto por uma muralha medieval super bem conservada, conhecida pelas suas lojas de Natal imperdíveis (só indo para entender!). 

Mas Rothenburg ob der Tauber é muito mais que isso. Fica a cerca de duas horas de Frankfurt, tem vários tours de bate e volta e também dá para ir de trem. Vale demais ir com crianças, em casal, sozinho, de qualquer forma!

Para quem vai com crianças, é imperdível passar pela Käthe Wohlfahrt, que tem 33 mil enfeites de Natal, além de um museu de Natal, e pela Teddyland, que é a  maior loja de ursinhos da Alemanha, mais de 5 mil itens, pela Käthes Spielzeugladen, uma loja bem legal de brinquedos, pela Waffenkammer, loja medieval incrível, e, claro, andar por cima nos caminhos dos muros que cercam a cidade.

Se curte comer bem, há o  Mittermeir com degustação, listado Michelin, na saída das muralhas.

No terceiro dia, aproveitamos para ficar um pouco em Frankfurt. Entre os passeios mais bacanas para fazer com crianças estão: Museu de História Natural, Experiminta Science Center, Rommerberg (centro histórico, quando fomos tinha um homem fazendo bolhas gigantes e as crianças pirando), Eschenheimer Tor (Torre), Kleinmarkthalle (Mercado Local), passeio de barco no Rio Main, Museu virtual história volta ao tempo, Museu Struwwelpeter (interativo personagem clássico), Waldspielpark Goetheturm (Parque com parquinho), Strassenbahn / Ebbelweiss Express (tour bondinho: sábados, domingos e feriados),  Ônibus de 2 andares / sightseeingMyZeil (Shopping tem espaço infantil Nori Park).

Bate e volta partindo de Frankfurt

  • Europa Park (um dos principais parques diversão Europa, duas horas de Frankfurt)
  • Taunus Wunderland amusement park (Parque de diversões, 40 minutos Frankfurt)
  • Rothenburg Ob der Tauber (cidade medieval, romântica, lojinhas de Natal ano todo, uma hora e meia de Frankfurt)
  • Heidelberg (cidade linda, a uma hora de Frankfurt)

Leia mais: