Fomos recentemente, pela segunda vez, para o Instituto Inhotim, um museu de arte contemporânea e Jardim Botânico, localizado em Brumadinho , em Minas Gerais. É também a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e o maior museu a céu aberto do mundo.
Partimos de São Paulo rumo a Belo Horizonhe, cerca de uma hora e vinte de voo. De BH, alugamos carro da Movida pela Rental Cars (tem opção de alugar com cadeirinha) e seguimos até Mário Campos (1h30), onde ficamos hospedados.
No caminho, fizemos uma parada no bairro da Pampulha em BH para almoçar no Xapuri, comida divina mineira de comer ajoelhado, em um espaço aberto, atendimento bom e rápido e com parquinho bem legal.
Ficamos na pousada Solar Maria Carolina em Mário Campos / Brumadinho, pertinho de Inhotim. Com poucos chalés, a pousada tem animais de fazenda (vaca, carneiro, cabra, galinha, pato, peixe) com horários para interação, como dar alimentação, ordenhar leite. Também tem piscina, parquinho, pula pula, campinho de futebol.
O esquema é pensão completa, ou seja, café da manhã, almoço e jantar inclusos na diária, inclusive com possibilidade de agendar café da manhã pra ser entregue no chalé.
O atendimento familiar, donos muito atenciosos e gentis, como se estivesse na casa deles. A pousada é bem tranquila, zero muvuca, e a comida é bem gostosa
Alguns pontos a considerar: é simples, não espere uma infraestrutura de hotelaria e sim hospedagem estilo pousada familiar.
Outras dicas de hospedagem na região para quem vai visitar Inhotim: Villa Rica Pousada, Estalagem do Mirante e Villa Domaso.
A principal atração da região é Inhotim, como já citei, o maior museu a céu aberto do mundo e um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil. São 700 obras de mais de 60 artistas, de quase 40 países exibidas ao ar livre e em galerias em meio a um Jardim Botânico com mais de 4,3 mil espécies botânicas raras, vindas de todos os continentes.
Compramos ingresso com antecedência pelo site Inhotim (crianças até 5 anos não pagam), indispensável com crianças comprar o transporte por lá (carrinhos de golf que levam de um ponto a outro) R$ 30 por pessoa, (compre com antecedência, é limitado e na hora há grande chance não ter, crianças até 5 anos também não pagam).
Pegamos o mapa e priorizamos as obras que eu queria ver, com criança pequena sempre importante otimizar, ficamos cerca de 3h lá, mais que isso estava cansativo pra ela.
Algumas das galerias e obras interativas estavam fechadas por conta da pandemia, como a piscina e os vasos de letrinhas.
Há diversos restaurantes, lanchonetes e banheiros espalhados pelo parque, na dúvida também levei lanchinhos pra Malu.
Além de Inhotim, há ainda os passeios para o Topo do Mundo e La Vinícola na Serra da Moeda a 1500 m de altitude, com restaurante e lindas vistas
Acho um fim de semana suficiente, a não ser que queira estender a viagem para ir uns dias pra Ouro Preto (2h de lá), vale a pena
Leia mais:
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.