Amamos a Bahia, como já relatei diversas vezes por aqui. Recentemente, fomos mais uma vez para o sul do Estado, para a Vila de Santo André, que faz parte do município de Santa Cruz de Cabrália – um pedaço longe do agito de Porto Seguro, Arraial D’Ajuda e Trancoso e todo esse pedaço mais turíscio da região, e com praias quase desertas e natureza intacta.

  • Trajeto

Para chegar até a Vila de Santo André partimos de São Paulo rumo a Porto Seguro – cerca de duas horas de voo. Do aeroporto de Porto Seguro, percorremos uma hora de carros de transfer para chegarmos até a balsa – que dura aproximadamente mais uma hora de travessia. 

Nas duas vezes que estivemos lá, fechamos o transfer com cadeirinha indicado pelos hotéis, dessa vez Junior Oliveira.

  • Hospedagem

Ficamos no Vila Angatu Eco Resort SPA, que nos surpreendeu muito positivamente. É um hotel pé na areia, tranquilo e pequeno, mas bem espaçoso, com muitas áreas diferentes, muito arejado, com uma arquitetura estilo colonial bem bonita e recentemente revitalizado pelos novos donos – os mesmos do Campo Bahia Hotel Villas Spa. O atendimento de todos funcionários muito bom, muito atenciosos e simpáticos.

Eles oferecem berço, cama extra, tem copa baby, cadeirão, menu kids no restaurante – ideal para ir em família e crianças.  Além disso, Vila Angatu Eco Resort SPA possui 3 piscinas (não climatizadas nem aquecidas), sendo uma para crianças, bem rasinha. 

Há recreação para os pequenos o dia inteiro, até as 22h. E cada dia é uma programação diferente. Crianças a partir dos 4 anos já podem ficar com os monitores recreativos sem os pais no parquinho, salão de jogos e bicicletário. 

Embora seja um resort, não há a opção all inclusive, então optamos pela meia pensão (café da manhã e jantar). O restaurante é self service, funciona o dia todo.

Em relação à pandemia, além de o hotel ser bem espaçoso e com poucas pessoas, é obrigatório o uso de máscara para circular e há álcool em gel espalhado por todos os lugares. 

  • Passeios

Um dos passeios imperdíveis é o Restaurante Maria Nilza, que fica na praia de Guaiú. Além da comida ser deliciosa, a vista é extraordinária – o destaque vai para a vista do banheiro, pasmem! 

Na Pousada e Restaurante Gaivota também tem um bom restaurante – fica na ponta do Vilarejo de Santo André no encontro do rio com o mar.
Tão incrível quanto a comida e o visual, foi ir de bike de três lugares com a Malu, restaurante fica a 1,4km do Vila Angatu Resort em 10 minutinhos fizemos o rolê e foi muito gostoso andar pela vila repleta de natureza por todo lado.

Para quem gosta de passeios de barco, vale se programar para um bate e volta para Trancoso, Caraíva, Recife de Araripe e muitas outras das praias lindas dessa região.

A praia da Tartaruga também é uma ótima pedida – fica bem ao lado e tem um bom restaurante Fazenda Amendoeira que funciona só na alta temporada (verão).

.

Leia mais: