Conhecem o Capitólio? Também conhecido como mar de Minas Gerais, é um local lindo de muita natureza, cachoeiras, canyons, cercados pela lagoa da represa de Furnas.

A natureza a céu aberto já estava garantida, então fizemos escolhas do roteiro que nos permitisse seguir os protocolos distanciamento social,  fosse possível fazer com a Malu (3 anos) sem grandes trilhas e ficar hospedados em uma pousada pequena, boa infraestrutura e bem localizada.

• Trajeto

Fomos de carro, 440km de São Paulo, quase cinco horas de viagem. As estradas são tranquilas. A Malu dormiu 2 horas na ida, e enjoou um pouco quando estávamos chegando numa parte de mais curvas. Tirando isso, o percurso foi ótimo.

• Hospedagem

Ficamos hospedados na pousada Lagoa Azul,  um dos pontos altos da viagem. Apenas 5 chalés na unidade que ficamos, e na mesma propriedade fica a cachoeira LINDA Lagoa Azul.

Nossa escolha pela Lagoa Azul foi pela boa localização, por ser pequena e ter poucos hóspedes, ter restaurante fácil acesso e piscina aquecida. Eles tem 2 unidades, 1 km de distância uma da outra: a Cachoeira Lagoa Azul, onde ficamos hospedados, ao lado da cachoeira, são 5 chalés apenas, vista linda de cima da represa de Furnas; e a Marina Lagoa Azul –  passamos por lá pra pegar a lancha para o passeio de barco que fizemos na represa, também é super charmosa, apenas 8 chalés, piscina, espaço verde com uma vista linda da marina e represa logo em frente.

Na nossa hospedagem tínhamos meia pensão incluída: café da manhã e jantar. Ao lado da entrada da pousada na estrada há o Empório Lagoa Azul, dos mesmos donos da pousada que serve almoço.

Pedimos cama extra para Malu, e também tinha frigobar no quarto e eles fornecem berço.

• Passeios

No primeiro dia fomos na cachoeira Lagoa Azul, que fica na pousada Lagoa Azul. Foram apenas 5 minutos de trilha, embora íngreme, um dos lugares mais lindos que conhecemos na região, uma piscina natural de águas cristalinas e cheias de peixinhos.

Um dos destaques da viagem foi o passeio privativo (só nós 3 e o Guia Tato) de oito horas que fizemos de 4×4, indicacão do Canastra Guia Vagner, onde visitamos a Pedreira da Lagoa Azul (é uma pedreira desativada que junta água das chuvas e dá um efeito bonito – R$ 10 por adulto), Paraíso Achado (região de cachoeiras bem bonita, com espaço com piscina natural pra nadar – R$ 10 por adulto) e Retiro Viking (conjunto de cachoeiras bonitas também, mais fácil de chegar e perto de Capitólio – R$ 15 por adulto).

Também há muitos passeios de barco em Capitólio, já que a represa de Furnas é a atração principal. Optamos em fazer passeio privativo (só nós 3 e o marinheiro da Marina Mineira) de lancha: primeiro por conta da pandemia, nos mantermos isolados, segundo pela flexibilidade de fazer nosso ritmo com criança pequena e também para podermos escolher o roteiro, priorizando paradas em locais mais tranquilos, fugindo de aglomerações.

O passeio durou cerca de três horas e visitamos o recanto dos tucanos, canyons, lagoa azul, paredão da barragem (mais tranquilo para nadar). Passamos também por outros locais, mas achamos que tinha muita gente e pedimos pra não parar e só vimos de longe.

No último dia em Capitólio fomos no famoso Mirante dos Canyons antes de ir embora. O lugar é bem bonito, vale conhecer. Eles estão fazendo diversas melhorias. Pagamos R$20 por adulto, máscara obrigatória (tiramos só pra tirar a foto), tudo aberto ao ar livre, medem temperatura na entrada.

Dica pra Capitólio:

Importantíssimo contratar um guia para indicar passeios seguros para ir com crianças, quais os cuidados especiais em cada lugar, menos trilhas, como locais mais bonitos e vazios (eterna fuga das aglomerações).

Levar repelente é essencial, pois é um local bem natureza. Também levamos sapato de neoprene para crianças, emborrachado, ajuda muito para andar nas pedras e cachoeiras. Sapato de neoprene para adultos também é essencial.

Leve dinheiro vivo pra pagar a entrada dos passeios, não tem caixa eletrônico fácil. E, claro, lanchinhos nos passeios sempre ajudam.