Praia Barra do Sahy

O cantinho das praias de São Sebastião, composto por Juquehy, Camburi, Baleia e Barra do Sahy é um dos meus prediletos do litoral do Estado de São Paulo. Acho que a beleza natural e tranquilidade deste misto de Mata Atlântica com praia algo único. Por isso, aproveitamos para passar um final de semana na Aldeia de Sahy, na Barra do Sahy, ideal para ir com crianças, justamente por conta do mar calminho, da praia plana e de fácil acesso.

  • Trajeto

São cerca de três horas de carro da capital paulista até a São Sebastião. Na ida, pegamos muito trânsito – por isso sugiro, ao optar colocar o pé na estrada em uma sexta-feira saindo de São Paulo, sair antes das 15h ou após às 20h. 

Na volta, saímos às 13h30 de lá e foi tranquilo. A Malu, em ambos os percursos, ficou tranquila. Tentamos sempre usar estratégias para deixá-la o mais confortável possível em percursos longos de carro. Para saber algumas delas, acesse Viagens longas de carro com bebês e crianças.

Leia também: Como entreter bebês e crianças em viagens

  • Hospedagem

Nos hospedamos no Aldeia de Sahy, na Barra do Sahy entre as praias de Juquehy e Baleia. O local é dos mesmos donos há quase 40 anos e é uma delícia. Fica somente a 150 metros da praia, é de fácil acesso e eles fornecem cadeiras e guarda sol aos hóspedes. 

Ficamos em um chalé com cozinha – com frigobar, fogão cooktop, pia e utensílios -, sala e suíte. É possível solicitar berço e banheirinha. 

O hotel tem uma estrutura bem completa para receber crianças, com brinquedoteca, copinha com microondas e pia, parquinho, salão de jogos e duas piscinas – a menor, rasinha e aquecida. 

Mais opções de hospedagem em:

  • Passeios

Aproveitamos muito a estrutura do Aldeia de Sahy, repleto de opções para entreter o pequenos. 

A praia também é linda, pequena, com mar tranquilo e com um parquinho público em frente ao mar. A Malu, que já adora uma praia, se divertiu muito. 

Recebi alguns questionamentos sobre pernilongos. Acho que demos sorte, não fomos atacados. Mas mesmo assim, acho importante compartilhar uma dica bem útil: estou usando na minha bebê o protetor solar que é repelente da Sundown.

  • Alimentação

A pousada Aldeia de Sahy em restaurante funcionando o dia todo até 22h. O cardápio é bem variado e gostoso, inclusive com menu infantil. Para quem quiser preparar algo, a opção de chalé é equipada com cozinha. 

Acho legal também compartilhar os restaurantes incríveis presentes na região que, embora um pouco caros, valem a pena serem conferidos ao menos uma vez. Eles são: 

Camburi: Manacá, Acqua, Ogan

Juquehy: Badauê, Gulero

Barra do Sahy: Tiê Sahy

  • Documentação

Para destinos nacionais, crianças de 0 a 15 anos acompanhadas por pais ou responsáveis precisam levar a Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada, ou um documento com foto, que pode ser o RG ou o passaporte válido. Crianças menores de 16 anos só podem viajar sozinhas com autorização judicial. Não é necessária autorização judicial nos casos de menores de 16 anos acompanhados de pais, avós, bisavós e tios, desde que as relações sejam comprovadas por documento oficial. Para o caso de algum terceiro, o responsável pode autorizar por meio de autenticação em cartório.

Para tirar o RG, cada Estado brasileiro tem um órgão responsável. Em São Paulo, é super fácil e rápido pelo Poupatempo e a primeira via é gratuita. 

Outro ponto importante que nem todos sabem, mas muitos planos de saúde não tem cobertura nacional, sendo restrita somente à cidade ou ao Estado de residência. Por isso, é super importante sempre contratar seguro viagem, mesmo quando for para destinos nacionais. Perrengues sempre acontecem, ainda mais com crianças, e ter a garantia de suporte sem gastar fortunas com consulta médica vale a pena – além de ter a mente tranquila. 

Embora nunca tenha precisado acionar, desde que a Malu nasceu, sempre adquiro meu seguro viagem com a April. É uma empresa sólida internacionalmente, com 30 anos de existência, atendimento 24 horas em português por telefone, Whatsapp, e-mail e pelo app April Móvel (Android e iOS ).

Gosto da April porque além da cobertura para despesas médicas, hospitalares e odontológicas e garantias no caso de extravios de malas, é possível customizar o plano perfil do assegurado e do tipo de viagem e com upgrades que cubram outras questões, como cancelamento de viagens, seguro de celular e notebook, entre outros.

Leia também:

❤️