Nosso roteiro pela França

Na nossa viagem de 15 dias pela França, além de Paris (5 dias) e Bordeaux (4 dias), região de vinhos, decidimos também aproveitar o finalzinho do verão em uma praia francesa, e lugar escolhido foi Saint Jean de Luz, 12km de Biarritz (5 dias), que fica no litoral sudoeste do país. É um destino bem comum de famílias passarem verão, então a cidade é totalmente kids e baby friendly, atrelado ao charme e história europeus.

  • Trajeto

Estávamos em Bordeaux para fazermos um roteiro de vinícolas (para chegar lá, partimos de trem de Paris – todas as informações aqui e, de lá, alugamos um carro com cadeirinha na Rental Cars

Foram duas horas de meia de estrada até chegar em Saint Jean de Luz. O caminho foi super tranquilo e a Malu se comportou. Em Livros e guias para viajar com bebês e crianças e Como entreter bebês e crianças em viagens há dicas de como distrair crianças em viagens. 

  • Hospedagem

Ficamos hospedados em Saint Jean de Luz, que fica a 12 km de Biarritz, no La Réserve Saint Jean de Luz. Optamos por lá porque, além de Biarritz estar com poucas opções e um pouco caras, também queríamos um hotel com piscina climatizada e pertinho do mar. 

O La Réserve Saint Jean de Luz tem apartamentos estilo flat, com quarto, sala, cozinha completa e fornece berço. Atendimento e localização bons. A cidade de Saint Jean de Luz é um charme só! 

Para comer, embora muito bom, todas as refeições eram cobradas à parte da diária e os preços eram caros. 

  • Passeios

Fomos conhecer o Aquário de Biarritz e, confesso, que superou as expectativas. São quatro andares enormes, muito estruturado e completo com muitas espécies de peixes, tartarugas, tubarões, arraias, focas, ossadas de baleias, exposição de miniaturas de barcos. 

Valeu super a pena. A entrada é €15 para adultos e crianças de até 4 anos não pagam.

Como é uma região em que muitas famílias com crianças escolhem para passar o verão, Biarritz é cheia de atividades para os pequenos, que vão desde as atrações de alguns hotéis e restaurantes, a trenzinhos, carrossel e parquinhos para todo o lado. 

Em relação às praias, há várias sem ondas – mesmo no verão, achamos a água meio gelada. 

Há centros comerciais enormes e dignos de cidades grandes por toda região e até uma “mini” Galeria La Fayette em Biarritz.

  • Alimentação

Saladinha

Decidimos almoçar nos restaurantes, durante os passeios, e jantar no hotel. Como o lugar que escolhemos para ficar hospedados era estilo flat, fazíamos compras de pão, queijo, salada e frutas no supermercado.  Embora a hospedagem possuísse restaurante e serviço de quarto, embora as comidas fossem boas, os preços eram muito caros, então, para economizar, tomávamos café da manhã e jantávamos no quarto. 

  • Documentação

Para viajar para a França é necessário estar com o passaporte em mãos, com validade mínima de seis meses. Não é preciso tirar visto para brasileiros. Informações sobre como tirar passaporte de bebês e crianças estão em Guia prático de documentação para viajar com bebês e crianças.

Quando vamos para fora do país, desde a primeira viagem da nossa bebê a contratação do seguro viagem é obrigatória. Só de pensar no prejuízo e na dor de cabeça caso aconteça algum problema, vale, e muito, investir pela tranquilidade. Além disso, há o fato de a França exigir seguro viagem na hora da imigração, por fazer parte do Tratado de Schengen, que determina a obrigatoriedade de um seguro com cobertura de no mínimo € 30 mil para turistas ingressarem no território. 

Sempre adquiro meu seguro viagem com a April. É uma empresa sólida internacionalmente, com 30 anos de existência, atendimento 24 horas em português por telefone, Whatsapp, e-mail e pelo app April Móvel (Android e iOS ).

Gosto da April porque além da cobertura para despesas médicas, hospitalares e odontológicas e garantias no caso de extravios de malas, é possível customizar o plano perfil do segurado e do tipo de viagem e com upgrades que cubram outras questões, como cancelamento de viagens, seguro de celular e notebook, entre outros.

Mais informações sobre esse tema em Seguro viagem: por que é importante em viagens com crianças?

❤️