Nosso roteiro pela França

Fizemos uma viagem de 15 dias pela França (4 dias em Bordeaux, 5 dias em Saint Jean de Luz e 5 dias em Paris) e, como adoramos viagens de vinhos e já fomos para os principais destinos do mundo relacionados ao tema, resolvemos incluir Bordeaux no roteiro, cidade muito famosa por conta dos vinhos franceses. Fomos no final de agosto/começo de setembro, e, sem dúvida foi a melhor época para visitar a região: a colheita das uvas é feita em setembro e a experiência de ver as parreiras lotadas de uvas maduras foi impagável.

  • Transporte

Para chegar em Bordeaux optamos por pegar um trem super rápido, o TGV INOUI, partindo de Paris (da Gare Montparnasse). Escolhemos pelo trem porque, é um percurso de somente duas horas – contra seis horas se fossemos de carro. Nosso lema ao viajar com crianças é evitar perrengues, por isso, optar por caminhos mais rápidos e curtos é fundamental. 

O TGV INOUI passa dos 300 km por hora. Além de super rápido, é muito mais confortável e prático do que viajar de avião, com muito mais espaço. Sem contar que não precisa fazer check in, passar pelo raio X, despachar bagagem, nem nada desses processos triviais de viagens aéreas. Não há limite de peso nem quantidade de malas, elas vão junto no vagão. 

Compramos pela Rail Europe com antecedência, e e crianças até 4 anos não pagam pelo bilhete. Mais uma vantagem!

Em relação às facilidades, há uma lanchonete dentro do trem para comprar comida e bebida. Também havia banheiro com trocador de bebê. 

Durante as duas horas de trajeto, a Malu, com dois anos na época, se comportou super bem. Levamos alguns brinquedinhos que ela gosta bastante e, na estação de trem em Paris, compramos um livro de atividades com adesivos, recorte e pinturas. Em Livros e guias para viajar com bebês e crianças e Como entreter bebês e crianças em viagens há outras dicas para manter a tranquilidade nas viagens. 

Quando chegamos em Bordeaux, alugamos um carro com cadeirinha na Rental Cars. Mais sobre o tema em: Como procurar carros para alugar em viagens com bebês e crianças

  • Hospedagem

Lago do hotel

Queríamos viver essa experiência de ficar hospedados em uma vinícola, no interior, e escolhemos o Château Giscours , em Margaux. O local possui somente três quartos no esquema Bed & Breakfast, bem europeu, uma paz sem igual e uma área verde com lago lindo. 

Eles fornecem bercinho no quarto e também podíamos usar a cozinha: microondas e frigobar. Os quartos ficam na parte cima da propriedade, então é preciso subir com as malas um lance de escadas. 

O café da manhã é delicioso, com croissant e pães franceses, e o atendimento, ótimo. Eles deixavam uma cesta cheia de frutas maravilhosas o dia todo disponível.

  • Passeios

Nada de parque aquático, recreação ou roupa de piscina. Aqui é o passeio é “raiz” no estilo europeu mesmo! Durante todo o período que ficamos em Bordeaux, o calor estava intenso – em torno de 30 graus, mesmo no final de agosto/começo de setembro.

Brincar descalça, de fralda e calcinha no espelho d’agua na Place De La Bourse et Miroir d’eau foi um dos pontos altos da viagem para a Malu. A cada 15 minutos borrifa vapor por 3 minutos, e fica com uns 10 cm de água. Além de divertido para crianças e adultos, o lugar é lindo, com um palácio ao fundo e às margens do rio Garonne. 

Também fomos ao Carrousel Palace 1900, na região central de Bordeaux, uma atração tipicamente francesa. 

Como já citei, adoramos viagens de vinho, e este foi o motivo de termos escolhido Bordeaux como parte do nosso roteiro pela França. Todas as vinícolas que fomos nesta passagem pela região aceitam crianças – Malu comeu muita uva do pé. Visitamos as seguintes: Chateau Giscours  (Margaux), Mouton Rothschild (Pauillac), Chateau Pichon Longueville (Pauillac), Clinet (Pomerol) e Chateau Haut Brion (Pessac).

  • Alimentação

Nossas refeições no hotel

Decidimos almoçar nos restaurantes e jantar no hotel Château Giscours. Como o lugar que escolhemos para ficar hospedados tinha cozinha, fazíamos compras de pão, queijo, salada e frutas no supermercado e aproveitamos a estrutura do hotel para economizar. 

  • Documentação

Para viajar para a França é necessário estar com o passaporte em mãos, com validade mínima de seis meses. Não é preciso tirar visto para brasileiros. Informações sobre como tirar passaporte de bebês e crianças estão no post Guia prático de documentação para viajar com bebês e crianças.

Quando vamos para fora do país, desde a primeira viagem da nossa bebê a contratação do seguro viagem é obrigatória. Só de pensar no prejuízo e na dor de cabeça caso aconteça algum problema, vale, e muito, investir pela tranquilidade. Além disso, há o fato de a França exigir seguro viagem na hora da imigração, por fazer parte do Tratado de Schengen, que determina a obrigatoriedade de um seguro com cobertura de no mínimo € 30 mil para turistas ingressarem no território. 

Sempre adquiro meu seguro viagem com a April. É uma empresa sólida internacionalmente, com 30 anos de existência, atendimento 24 horas em português por telefone, Whatsapp, e-mail e pelo app April Móvel (Android e iOS ).

Gosto da April porque além da cobertura para despesas médicas, hospitalares e odontológicas e garantias no caso de extravios de malas, é possível customizar o plano perfil do segurado e do tipo de viagem e com upgrades que cubram outras questões, como cancelamento de viagens, seguro de celular e notebook, entre outros.

Mais informações sobre esse tema em Seguro viagem: por que é importante em viagens com crianças?

❤️