Praia do Pulso – Ubatuba (SP)

Não é segredo para ninguém que acompanha o Pezinho na Estrada o quando eu e minha família adoramos praia e o quanto somos encantados pelo litoral norte de São Paulo. Temos um carinho especial por Ubatuba, e planejamos passar o feriado de 15 de novembro por lá – um total de três dias. Como combinamos com mais dois casais, totalizando seis adultos e três crianças pequenas de 2 anos, optamos por testar uma nova experiência em família – alugamos uma casa em condomínio na praia do Pulso no AirBnb, o que se mostrou excelente em relação ao custo X benefício.  

  • Trajeto

São cerca de três horas e meia a 4 horas de carro da capital paulista até a Ubatuba. Tanto a chegada quanto a saída da cidade pela Rio-Santo é complicada, com muito trânsito devido ao grande fluxo de carros para uma estrada deste porte. Portanto, uma dica preciosa é optar iniciar os percursos em horários alternativos, bem cedinho ou bem à noite. 

Como já citei várias vezes, a Malu raramente dá trabalho em viagens longas, e desta vez não foi diferente. Reuni algumas estratégias que usamos para manter este padrão de tranquilidade de trajetos em Viagens longas de carro com bebês e crianças.

  • Hospedagem

Encontramos uma opção muito boa no AirBnb no condomínio da Praia do Pulso: uma casa super confortável e perfeita para famílias e grupos maiores. A propriedade possui cinco suítes, cozinha completa, máquina de lavar, churrasqueira, piscina com proteção ao redor (o que foi uma tranquilidade por conta das crianças), mobiliário novinho, cadeiras de praia, guarda sol, wi fi e tv a cabo.

 

Além de todos esses atrativos e conforto, a localização é sensacional – apenas 50 metros da praia andando por dentro do próprio condomínio em uma delícia de percurso. 

Mais opções de hospedagens: Hotéis baratos para viajar com bebês e crianças no litoral de São Paulo

Leia também: AirBnb: ótima opção de hospedagem para viagens com bebês e crianças

  • Passeios

A praia do Pulso é paradisíaca, limpíssima, pequena, com mar tranquilo e natureza ainda selvagem, e só pode ser acessada via o condomínio, cuja a chegada é por meio de uma estrada de terra saindo da estrada Rio-Santos, ou por meio de uma trilha de 10 minutos pela praia de Caçandoca. A região fica localizada na parte sul de Ubatuba, logo após da divisa com Caraguatatura. 

Por ser uma área de muita natureza, é essencial o uso de repelente, além, claro, de protetor solar. Duas opções que gosto muito são o repelente da Johnson’s Baby, que uso desde os 6 meses na Malu, e o novo Sundown, que é protetor solar e repelente.

  • Alimentação

Almoço na área externa da casa

Para quem for ficar na praia do Pulso, importante ter em mente que os supermercados não são de fácil acesso. Portanto, leve as compras e alimentos. Na praia também não há quiosques vendendo alimentos e bebidas, apenas na praia ao lado, a Caçandoca. 

Restaurantes também não são tão próximos – o mais perto que fomos foi o Tropical Recanto dos Pássaros simples, mas gostoso de peixes e frutos do mar. 

Outros restaurantes bons, embora não próximos de onde estávamos, são o Peixe com Banana e o Terra Papagalli. 

  • Documentação

Para destinos nacionais, crianças de 0 a 15 anos acompanhadas por pais ou responsáveis precisam levar a Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada, ou um documento com foto, que pode ser o RG ou o passaporte válido. Crianças menores de 16 anos só podem viajar sozinhas com autorização judicial. Não é necessária autorização judicial nos casos de menores de 16 anos acompanhados de pais, avós, bisavós e tios, desde que as relações sejam comprovadas por documento oficial. Para o caso de algum terceiro, o responsável pode autorizar por meio de autenticação em cartório.

Para tirar o RG, cada Estado brasileiro tem um órgão responsável. Em São Paulo, é super fácil e rápido pelo Poupatempo e a primeira via é gratuita. 

Outro ponto importante que nem todos sabem, mas muitos planos de saúde não tem cobertura nacional, sendo restrita somente à cidade ou ao Estado de residência. Por isso, é super importante sempre contratar seguro viagem, mesmo quando for para destinos nacionais. Perrengues sempre acontecem, ainda mais com crianças, e ter a garantia de suporte sem gastar fortunas com consulta médica vale a pena – além de ter a mente tranquila. 

Embora nunca tenha precisado acionar, desde que a Malu nasceu, sempre adquiro meu seguro viagem com a April. É uma empresa sólida internacionalmente, com 30 anos de existência, atendimento 24 horas em português por telefone, Whatsapp, e-mail e pelo app April Móvel (Android e iOS ).

Gosto da April porque além da cobertura para despesas médicas, hospitalares e odontológicas e garantias no caso de extravios de malas, é possível customizar o plano perfil do assegurado e do tipo de viagem e com upgrades que cubram outras questões, como cancelamento de viagens, seguro de celular e notebook, entre outros.

Leia também:

❤️