Sempre recebo questionamentos sobre sugestões de praias com o mar calmo e com estrutura para visitar com bebês e crianças. Fizemos uma lista dos destinos mais indicados no Nordeste, dividida por Estado.

ALAGOAS

Praia do Gunga, Barra de São Miguel: pertinho de Maceió, também considerada uma das praias mais lindas do Brasil. O mar é calminho e cristalino. Há ainda a Lagoa do Ribeiro, de água doce, que as crianças também podem aproveitar. 

Praia de Ponta Verde, Maceió: com águas calmas, mesmo com a maré alta, e ótima infraestrutura de barracas, e boas opções de alimentação.

Rota Ecológica de Alagoas

Praia do Patacho, Porto das Pedras: Praia deserta, água morna, arrecifes que formam piscinas naturais na maré baixa. Considerada uma das mais bonitas e tranquilas da região. 

Tatuamunha, Porto das Pedras: fica na Rota Ecológica de Alagoas, na região de São Miguel dos Milagres. É uma das praias que eu mais gosto, porque é um lugar calmo, preservado e intocado sem ser isolado, tem praias de azul turquesa intenso sem barracas e sem bagunça. É um lugar para se conectar.

Praia do Marceneiro, São Miguel dos Milagres: Considerada  uma  das praias mais bonitas da cidade, com mar é calmo e de águas cristalinas. Com poucos turistas, é ideal para crianças. 

Praia do Riacho, São Miguel dos Milagres: é uma praia tranquila de águas calmas e cristalinas. Embora tranquila, possui boa infraestrutura para receber turistas. 

Praia do Toque, São Miguel dos Milagres: Com águas transparentes e uma das maiores piscinas naturais de São Miguel. É possível ver diferentes espécies de peixes. Eleita a terceira mais bela do Brasil, pelo jornal inglês The Guardian. 

Porto da Rua, São Miguel dos Milagres: Areia dourada batida, mar é calmo, de águas claras e limpas, que mais parece uma piscina natural. 

Praia da Laje, São Miguel dos Milagres: Águas incrivelmente verdes e mornas. Mar calmo. Praia deserta e com sombras de coqueiros. 

BAHIA

Praia do Araçaípe, Arraial D’Ajuda: mar calminho, muitas vezes quase deserto, que forma piscinas naturais nos recifes durante a maré baixa

Praia Tranquila, Costa do Sauípe: perfeito para quem viajar em família. Com a maré baixa, o encontro do mar e da água morna do rio, formam piscinas naturais lindas e ideais para crianças. 

Praia do Rio do Peixe, Cumuruxatiba: O mar é calmo, e sem ondas. É possível caminhar mar adentro por longa distância sem que afunde. A água é quente e limpa. A praia é muito calma, praticamente vazia.

Praia de Itapuã, Salvador: de areia dourada e com paisagem de pedras e coqueiro, as formações rochosas do mar formam piscinas naturais bem tranquilas, ideais para as crianças brincarem nas águas bem calminhas.

Praia do Encanto, Morro de São Paulo: isolada, frequentada por hóspedes da região, tem paisagem maravilhosa, com mar calmo, cristalino e com águas mornas. Piscinas naturais preservadas se formam na maré baixa, dando para ver variedades de corais e recifes, além dos peixinhos.

Quarta Praia, Morro de São Paulo: é a maior praia de Morro de São Paulo, com 8 quilômetros de extensão. Predominando a natureza com longos coqueirais, mangues e a mata atlântica, areia clara e águas calmíssimas onde com facilidade se podem ver os peixes nas piscinas naturais, quando a maré está baixa.

Praia Papa Gente, Praia do Forte, distrito de Mata de São João: praia de águas geralmente calmas, também com corais e piscinas naturais, boa para observação de peixes e vida marinha em geral. 

Taipu de Fora, Península de Maraú: a grande atração para crianças são as piscinas naturais quando o nível do mar está mais baixo, formando várias lagoas mansas. 

Praia do Espelho, Trancoso: O mar é calmo na beira, os recifes “seguram” as ondas, sendo possível ir com crianças.  e portanto as crianças se divertiram lá. Faixa de areia branca é ideal para brincar. 

Praia do Mutá, Porto Seguro: é a praia com mar mais calmo da cidade, e fica na divisa com Santa Cruz de Cabrália. Ondas bem calmas e sem turistas.

Praia dos Nativos, Trancoso: as águas são calmas e os coqueiros formam muitas sombras. A faixa de areia é mais larga, mas também tomada por barracas em muitos pontos.

CEARÁ

Praia de Cumbuco, 30km Fortaleza: uma das praias mais procuradas na região da capital cearense, pois fica em um vilarejo calmo e, mesmo assim, com boa estrutura. O mar é calmo, ideal para visitar com crianças.

Praia Flecheiras, Flecheiras: a cerca de duas horas e meia de Fortaleza, é um local fora do eixo super turístico e bem mais isolado, praticamente um paraíso. Uma região para quem busca praia deserta, águas mornas. Ideal para ir em família.

Praia de Tatajuba, Camocim: em um vilarejo de pescadores, com dunas enormes, coqueirais e mar calmo. 

Praia Lagoa Azul, Jericoacoara: com areias finas e águas cristalinas em diversos tons de verde e azul. O espelho d´água é um só, mas ganha nomes diferentes em dois trechos. 

Praia da Lagoinha, Paraipaba: Praia de mar calmo, mas com muito vento, a cerca de 1 hora e meia de Fortaleza. Há infraestrutura de alimentação para crianças.

PARAÍBA

Praia de Camboinha, Cabedelo: com ampla faixa de corais, a praia tem maré baixa e o mar forma piscinas naturais calmas e rasas, ideais para as crianças brincarem. Boa infraestrutura de quiosques e alimentação. 

Praia Formosa, Cabedelo: maravilhosa e tranquila de turistas, banhada por um mar azul de águas calmas e mornas, muito apropriada para viajar em família.

Praia de Coqueirinho, Conde: Com mar calmo, águas mornas e uma beleza estonteante, a praia conta com falésias coloridas, formações rochosas e águas muito cristalinas. A faixa de areia é extensa, com vários coqueiros que fazem sombra para os visitantes.

Praia Tabatinga, Conde: tem falésias coloridas, areia fofa, árvores e o encontro de um pequeno rio com o mar, por isso permite um mergulho na água doce ou na água salgada. 

PERNAMBUCO

Praia do Sueste, Fernando de Noronha: uma das melhores praias para observar a vida marinha em Fernando de Noronha porque é um local de alimentação de tartarugas e tubarões. Essa praia costuma ter ondas fracas mesmo quando em outras praias as ondas estão fortes porque ela é como uma baía, protegida por pedras.

Praia do Sancho, Fernando de Noronha: eleita a melhor praia do mundo, com paisagem encantadora, e ainda abriga bancos de corais e uma rica fauna marinha, que podem ser admirados em mergulhos de flutuação com snorkel ou passeios de barco. De agosto a outubro, o mar é calmo.

Praia do Sossego, Ilha de Itamaracá: Se a maré está baixa tem umas ilhas de areia no meio do mar que formam umas piscinas com água quente deliciosa. O acesso não é dos melhores, tem uma estrada de terra de uns 6 km para chegar até o local. 

Praia dos Carneiros, Tamandaré: ideal para curtir com crianças, com mar calmo, águas quentes e cristalinas, muitas sombras de coqueiros e uma paisagem linda. Mesmo com a maré cheia, o mar não tem ondas. 

Praia de Maria Farinha, região metropolitana de Recife: fica a cerca de 30 km da capital pernambucana. Praia tranquila, cercada por mata nativa preservada, com águas calmas, rasas e claras. 

Praia Muro Alto, Porto de Galinhas: praia com uma beleza natural extraordinária, tranquila, ideal para ir em família. Possui uma barreira de corais que torna o mar uma piscina natural calma e muito azul.

Praia Camboa, Porto de Galinhas: simples e rústica, com águas quentes e tranquilas. Cercada por manguezais e coqueiros a beira mar, que tornam a paisagem maravilhosa.

Enseadinha de Serrambi, Porto de Galinhas: Com água azul bem clara e mar bem calmo, para ir com crianças em qualquer maré. Não há serviço de praia, apenas ambulantes.

RIO GRANDE DO NORTE

Praia da Areia Preta, Natal: diferentemente das outras praias da cidade, nesta o mar está sempre tranquilo e com poucas ondas. O mar é azul e transparente e a água morna. Tem boa infraestrutura de alimentação.

Praia de Camurupim, Nisia Floresta: é formada por uma série de arrecifes, formando diversas enseadas. O mar é calmo e a água é morna, devido, até, à grande extensão de praia com nível de água baixo, ideal para crianças.

Praia de Pirangi no Norte, Pirangi do Norte: fica a poucos minutos de Natal, com mar calmo e sem ondas. É onde fica o maior cajueiro do mundo.

Praia de Pipa, Tibau do Sul: a praia é bonita, tem mar calmo, e boa estrutura na areia. Um pouco lotada de turistas.

Praia Tibau do Sul, Tibau do Sul: embora cheia em altas temporadas, por conta da água calminha à beira da lagoa que a praia possui, é uma boa pedida para famílias com crianças pequenas.

Praia de Tourinhos, São Miguel do Gostoso: considerada a praia mais bonita do município, o visual é composto por formações rochosas de dunas petrificadas. Praticamente, areia fofinha e ondas bem fracas – além de um pôr do sol exuberante. Em uma das pedras há uma fenda que, na maré alta, é jorrado um jato de água, conhecido como “suspiro da baleia”.

Leia mais: 

❤️