Uma dúvida frequente é o que fazer para transportar o bebê em carros e avião, levar o bebê conforto, alugar carro com cadeirinha, qual o melhor?

  • Levar a cadeirinha e comprar um assento no voo para o bebê ou criança, e instalá-la no assento – só vale para as que têm o selo para uso em aeronaves (no post Guia de como viajar com bebês e crianças no avião há muito mais detalhes sobre isso)
  • Levar a cadeirinha e despachá-la como uma bagagem no check-in. Cheque com companhia aérea, pois isso pode variar muito de empresa para empresa, como se há custo adicional, se muda de voo nacional e internacional, qual o tipo de passagem.
  • Alugar um carro e na reserva pedir também uma cadeirinha como item adicional. Na Rental Cars por exemplo, na hora da reserva online aparecem as opções de cadeirinha.
  • Se o trajeto é só aeroporto – hotel – aeroporto pode compensar reservar um transfer que ofereça cadeirinha no carro (já usei essa opção várias vezes para o trajeto aeroporto – hotel). Basta pedir indicação com o próprio hotel ou agências de turismo.
  • Em alguns destinos também há opção de Uber Car Seat ou Family, que possuem cadeirinhas disponível para bebês acima de 12 meses e 10 kg até crianças de 25 kg. Basta abrir o app do Uber onde estiver e ver se aparece. Alguns locais dos EUA como Nova York, Orlando, Washington, Philadelphia, Baltimore o serviço está disponível. Em Istambul (Turquia), Santiago (Chile), Moscou (Rússia) e Singapura (Singapura) também, mas sempre cheque onde estiver o app do Uber ou Cabify porque esses serviços mudam bastante. Pode haver uma taxa adicional, fiquem atentos.
  • Uma novidade nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo é a Baby Pass, um app que tem como proposta fornecer veículos exclusivamente para o transporte de crianças de 0 a 7 anos com a segurança da cadeirinha.

As crianças com até 7,5 anos que forem transportadas em ônibus e micro-ônibus, transporte escolar, táxi, veículos de aluguel e em veículos de carga não são obrigadas a usar bebe conforto, cadeirinhas e assentos de elevação. Apesar de não haver a obrigatoriedade na lei, os pais devem sempre dar preferência a transportar as crianças nos dispositivos adequados que garantem maior segurança.

Mais informações sobre a Lei da Cadeirinha no site da ONG Criança Segura e RESOLUÇÃO CONTRAN Nº 819, DE 17 DE MARÇO DE 2021

Quando mudar do bebê conforto para a cadeirinha?

Bebê Conforto Cloud-Q, Cybex, Laranja, Até 13 kg

Com 11 meses e 11 kg resolvemos “promover” nossa pequena do bebê conforto para a cadeirinha. Ela já estava muito apertada no bebê conforto e, por isso, fomos pesquisar a melhor opção de cadeirinha. Como viajamos de carro quase todo final de semana, queríamos uma cadeirinha que fosse bem confortável, que reclinasse bastante para ela dormir bem nas viagens, que pudesse inverter para ir de costas e que tivesse o isofix (que fixa direto na ancoragem dos modelos de carros que possuem esse equipamento).

Compramos a All-Stages Fix da Fisher Price. Ela tem até quatro posições de inclinação, pode ser usada de 0 a 36 kg – o que quer dizer que usaremos por muito tempo ainda. Para quem tem recém-nascido, também é uma ótima opção, porque ela pode ser invertida para quem quiser manter o bebê de costas.

O que diz a recomendação: mínimo 1 ano ou 9kg para ir sentada virada para frente. Mas há recomendações de pediatras também falando para manter de costas até 2 anos.

Você pode comprar carrinhos e cadeirinhas recomendados por nós – além de vários outros produtos super uteis para viajar – podem ser adquiridos na loja do Pezinho na Estrada da Amazon clicando aqui! ❤️

Dica: 

Já faz um tempo que comprei um booster compacto nos EUA, se chama “MiFold Comfort Grab and Go booster” da Mifold. O legal dele é que é super prático para levar em viagens quando aluga carro ou anda táxi, ou mesmo para usar no Uber / táxi na cidade. Ele basicamente regula a altura do cinto super fácil de acordo com altura da criança.

Nos Eua custa cerca de U$30-40, e vi no Brasil em alguns e-commerces por volta R$200-300. Algumas informações sobre ele: Aprovado por vários reguladores internacionais de segurança, a partir de 4 anos, 18 a 45 kg, 100 a 150 cm.