Viagens para regiões de vinícolas pode não parecer destinos óbvios para visitar com bebês e crianças. Mas na nossa família este tipo de roteiro sempre foi um grande sucesso. Já fizemos várias deste tipo tanto no Brasil quanto no exterior.
Acredito que viagem em família, para ser divertida, não precisa necessariamente ser para um resort com recreação dia e noite ou espaço kids por exemplo. Porque nada é mais especial para as crianças do que estar próximo dos pais, seja nas férias, em feriados prolongados ou em um simples final de semana. Nosso objetivo sempre foi fortalecer nosso vínculo familiar e proporcionar à Malu novas experiências por meio do contato com outras culturas e da natureza. E nas regiões vinícolas as paisagens costumam ser deslumbrantes e sempre cheias de história.
Seguem algumas viagens que fizemos com a Malu para visitação de vinícolas:
Brasil
Espírito Santo do Pinhal (SP): fica a cerca de 200 km da cidade de São Paulo, ou seja, pouco mais de duas horas de meia de estrada. Como ficamos apenas um final de semana, escolhemos conhecer a Vinícola Guaspari, umas das mais conceituadas da cidade. A visita inclui um passeio pelo vinhedo em caminhão adaptado com explicações sobre o cultivo e a tecnologia e técnicas empregadas e degustação de vinhos harmonizados com pães e queijos artesanais. Vale checar se o tour ainda aceita crianças, mas na loja da vinícola certamente todos podem acessar.
Ficamos hospedados na Pousada Famiglia Bartho, no meio da natureza, com cara de sítio com espaço para as crianças se divertirem. É uma hospedagem simples e familiar e os quartos são equipados com berço, banheira e frigobar. O esquema é pensão completa, ou seja, café da manhã, almoço e jantar, e a comida é uma delícia.
Serra Gaúcha (RS): cerca de duas horas e meia de Gramado (cerca 2,5h) está Bento Gonçalves, um local lindo e cheio de vinícolas deliciosas pra passear, entre elas Casa Valduga, Miolo, Pizzato e Almaunica.
Dessa vez ficamos hospedados em um apartamento da Temporada Gramado e Canela, que fica bem no centro de Canela ao lado da Catedral de Pedra. O apartamento é aconchegante e confortável, com um quarto, banheiro, cozinha completa e eles ainda fornecem berço, banheirinha e wi-fi.Gostamos dessa opção, porque além da acomodação ser muito boa, o atendimento é ótimo. Mas para quem preferir ficar em Bento Gonçalves, em Serra Gaúcha: melhores hotéis para viajar com bebês e crianças vários opções de hotéis que aceitam bebês e crianças.
América do Sul
Mendoza (Argentina): uma das nossas prediletas, há voo direto de São Paulo e a cidade surpreendeu! Bodega Cruzat foi a primeira primeira vinícola que visitamos e tivemos uma experiência kids incrível. Na sala de degustação há uma recepção bem bacana para crianças, com brinquedos, lápis de cor, canetinha, giz e papéis coloridos para brincar. Ainda tivemos uma grande surpresa quando soubemos que podíamos aproveitar todo esse aparato para desenharmos o rótulo de personalizar nossa garrafa. Além do menu degustação ser incrível para os adultos, ainda há opção de menu kids. Os vinhos estão no topo da nossa lista.
A El Enemigo é outra vinícola com boa recepção para crianças, com parquinho disponível ao lado das mesas do restaurante. Os vinhos deles são uns dos mais premiados atualmente na Argentina, e a degustação com almoço foi divina também e o atendimento excelente.
Outras opções são a Caro, que são super simpáticos e a Malu ainda ganhou um saco de rolhas novas para brincar, e a Finca Decero, que também tem menu kids como opção de almoço.
Para visitar as vinícolas contratamos um serviço local, que montou todo o nosso roteiro. Ao fazer as reservas para a gente, levaram em consideração que estávamos com uma bebê – na época a Malu estava com 16 meses – e forneceu transfer com cadeirinha.
Nos hospedamos no Park Hyatt Mendoza Hotel, Casino & Spa, que fica bem no centro de Mendoza, muito bem localizado, em frente uma praça enorme com espaço para crianças e excelentes opções de restaurantes.
Colchagua (Chile): uma das principais regiões de vinho do país, fica a cerca de duas horas e meia de Santiago. A cidade eleita foi Santa Cruz – muita bonita e com excelentes vinícolas. Visitamos a Viña Montes, linda, com vinhos maravilhosos e restaurante excelente (Fuegos de Apalta do Francis Mallmann), a Viña Viu Manent, também com ótimo restaurante, a Viña Santa Cruz, que possui teleférico, animais, trenzinho, museu, restaurante e loja de vinhos, a Lapostolle Wines, vinho maravilhoso, e a VIK Wine, vinícola e hotel incríveis.
Ficamos no Hotel Santa Cruz Colchagua, uma opção excelente que encontramos no Booking.com. Super bem localizado, bem no centro da cidade em frente a uma praça com bastante comércio (farmácias, supermercado, bancos) e no meio das principais vinícolas. Além disso, conta com ótima infraestrutura, com duas piscinas – uma com uma parte bem rasinha e outra climatizada -, spa, clube kids, recreação, restaurante, museu e agência de viagens.
Europa
Bordeaux (França): fica a duas horas de trem super rápido de Paris (TGV INOUI). Todas as vinícolas que fomos nesta passagem pela região aceitam crianças – Malu comeu muita uva do pé. Visitamos as seguintes: Chateau Giscours (Margaux), Mouton Rothschild (Pauillac), Chateau Pichon Longueville (Pauillac), Clinet (Pomerol) e Chateau Haut Brion (Pessac).
Queríamos viver essa experiência de ficar hospedados em uma vinícola, no interior, e escolhemos o Château Giscours , em Margaux. O local possui somente três quartos no esquema Bed & Breakfast, bem europeu, uma paz sem igual e uma área verde com lago lindo.
Eles fornecem bercinho no quarto e também podíamos usar a cozinha: microondas e frigobar.
Estados Unidos
Napa Valley (Califórnia): fica a uma hora e meia de San Francisco. É a principal região vinícola nos EUA. Quando fomos com ela com 4 meses, fizemos um bate e volta de San Francisco onde nos hospedamos no hotel Wyndham Grand Hotels & Resorts com cozinha compacta e bem localizado.
Como adoramos viagens com esta temática, antes da Malu nascer visitamos Stellenbosch na África do Sul, Douro em Portugal, região da Toscana na Itália, vinícolas próximas à Montevideu no Uruguai, entre vários outros.
Mais dicas de viagem
Seguro viagem é item indispensável no planejamento e check list de qualquer viagem. A Coris, parceira do nosso blog, é uma empresa que existe há 30 anos, e está entre os melhores seguros do país. Embora cada país tenha suas regras, e em muitos casos não é obrigatória a contratação, o seguro viagem é uma proteção muito importante.
Para comunicação em viagens internacionais, também sempre optamos por comprar um chip internacional de celular – recomendamos o Meu Chip, com cupom de desconto: Pezinhos.
Para alugar carros, sempre uso a Rent Cars, porque lá eles consolidam as melhores empresas em um lugar só – acho ótimo porque temos muitas opções tanto de valores quanto de modelos. Durante o processo de reserva na Rent Cars, há uma etapa de adicionar outros serviços, como a cadeirinha do carro – nessa hora, escolha a que mais se adeque à idade da criança.
Passeios e Experiências Culturais com bebês e crianças na Get Your Guide.
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.