Golden Gate

A primeira grande viagem internacional a gente nunca esquece. A da Malu foi para San Francisco, na Califórnia (Estados Unidos), quando ela tinha somente quatro meses. Pode parecer assustador levar uma bebezinha para um outro país, encarar uma rotina completamente diferente da habitual de uma recém-nascida. Mas com planejamento e tendo em mente que é preciso se adaptar ao ritmo da pequena, o que podia parecer um bicho de sete cabeças se transformou em uma boa experiência e novas histórias pra contar. Fizemos um roteiro de 15 dias e fomos no mês de novembro, no inverno. Nessa época as temperaturas variam entre 5 e 15 graus.

• Trajeto

Confesso que estava um pouco tensa só de pensar em enfrentar 10 horas de voo de São Paulo para Dallas (Texas, Estados Unidos) mais uma conexão de quatro horas até San Francisco com minha bebê. Ainda mais porque fomos de American Airlines e a companhia não garante reserva do bercinho previamente, somente depois de embarcar mediante consulta dos comissários.

Por nossa sorte, deu tudo certo e conseguimos o berço a bordo. Ela dormiu praticamente 100% do tempo nos dois percursos.

Bercinho no avião

Para viajar com bebês e crianças no avião, algumas dicas:

• Reserve e pague o extra para ter aquele assento mais, que normalmente é o da primeira fileira depois da classe executiva – apenas essa fileira os bercinhos podem ser colocados;
  • Dê preferência a um voo noturno, pois a chance do bebê capotar é infinitamente maior, ainda mais com o barulhinho das turbinas:
  • No momento da decolagem e pouso dê mamadeira ou o peito para minimizar problemas de dor de ouvido;
  • Troque a fralda antes de entrar no voo para evitar ficar trocando durante o voo;
  • Os voos internacionais costumam ser bem gelados – coloque uma roupa bem quentinha e leve também uma boa manta.

Em Guia de como viajar com bebês e crianças no avião há todos os detalhes sobre o assunto. Também entrevistamos a Latam para colher algumas informações específicas sobre como viajar nas aeronaves com bebês e crianças e o conteúdo pode ser acessado aqui.

• Hospedagem

Cozinha no quarto

Um atributo que sempre levo em consideração ao escolher uma hospedagem é o que o local disponibiliza para famílias que viajam com crianças, como qual o tipo das camas extras, se há berço, qual o valor adicional conforme a idade etc. Prefiro sempre os que ainda oferecem cozinha com pelo menos um microondas e uma geladeira, principalmente no caso de haver imprevistos relacionados à alimentação dos bebês e das crianças e podermos preparar algo.

Ficamos no Wyndham Canterbury San Francisco, que é uma suite com cozinha completa, em uma ótima localização – a apenas quatro quadras da Union Square – e com um bom custo X benefício pelo local e infraestrutura para receber crianças. Ainda mais se formos considerar que San Francisco é uma cidade cara.

• Passeios

Com uma bebezinha de apenas quatro meses não dá para fazer grandes extravagâncias. Mesmo assim, conseguimos aproveitar a cidade.

Um dos passeios foi uma viagem de 25 km para Muir Woods para ver as sequoias gigantes (árvore típica na Califórnia). Além de super bonito é muito tranquilo para ir com bebês.

Também visitamos o Fishermans Wharf , na margem norte de San Francisco, uma das áreas turísticas mais movimentadas da cidade, com várias lojinhas e opções gastronômicas. O dia estava lindo e ensolarado e foi uma delícia.

Um outro programa adequado para fazer com crianças é o Academy of Sciences, um museu de ciências super interativo! E ainda fica dentro do Golden Gate Park que é lindo e um dos cartões postais de San Francisco.

Como adoramos música e rock, fomos na famosa loja de discos Amoeba Music, no bairro alternativo de Haight-Ashbury, conhecido pelo movimento hippie desde os anos 60 e contracultura.

Delícia também foi passear em Chinatown e ver a linda vista da baía de San Francisco em Sausalito (vilinha do outro lado da Golden Gate que é uma graça).

Como amamos vinho, fizemos um bate e volta pra região de Napa Valley, visitamos algumas vinícolas, andamos pelas ruas e almoçamos na cidadezinha de Santa Helena.

Para as mamães e papais que querem renovar o guarda-roupa, recomendo o San Francisco Premium Outlet.

• Alimentação

Quando o bebê ainda é pequenininho, até os seis meses, a questão da alimentação é muito mais tranquila do que quando é um pouquinho maior, afinal, eles só tomam leite. Como nesta viagem a Malu estava com quatro meses, não passamos perrengue em relação a isso.

Levar leite em pó é permitido sempre: em voos nacionais ou internacionais, em malas de mão e bagagens despachadas, em embalagens fechadas ou abertas, potes de doses ou seja como for.

Eu procuro sempre levar um tanto maior do que o cálculo que faço para os dias de viagem, com sobra. Primeiro porque pode ser que a marca do leite que você usa não tenha no país da viagem – nos Estados Unidos, por exemplo, não tem o Nan. Segundo porque mesmo tendo a mesma marca de leite usada pelas crianças, pode ter um sabor diferente, os pequenos podem não gostar.

Mais informações sobre como levar leite e mamadeiras em viagens podem ser acessadas aqui.

• Documentação

Primeiro passaporte da Malu

Além de passaporte válido, os Estados Unidos exigem visto. A minha bebê tirou o visto norte-americano quando tinha três meses, justamente para irmos a San Francisco. Foi tranquilo e conseguimos um visto de 10 anos (mas vale lembrar que esta validade depende da análise individual do Consulado Americano).

De 0 aos 17 anos as crianças e adolescentes têm de estar acompanhados pelos pais ou responsáveis e com passaporte válido. No momento de tirar o passaporte, há uma questão sobre se a criança tem autorização de viajar com apenas um dos pais ou somente com os dois. No site da Polícia Federal há detalhes sobre passaporte para menores de idade – é também neste site que se faz o agendamento para solicitar o documento. Informações completas sobre o tema em Guia prático de documentação para viajar com bebês e crianças.

Além de visto e passaporte, seguro viagem é um item sempre presente no check list de qualquer viagem. Ainda mais internacional. Embora nunca tenha precisado acionar, desde que a Malu nasceu, sempre adquiro meu seguro viagem com a April. É uma empresa sólida internacionalmente, com 30 anos de existência, atendimento 24 horas em português por telefone, Whatsapp, e-mail e pelo app April Móvel (Android e iOS ).

Gosto da April porque além da cobertura para despesas médicas, hospitalares e odontológicas e garantias no caso de extravios de malas, é possível customizar o plano perfil do segurado e do tipo de viagem e com upgrades que cubram outras questões, como cancelamento de viagens, seguro de celular e notebook, entre outros.