Fizemos live com Dra. Aline Menezes, pediatra pediatra e embaixadora ONG Criança Segura, sobre Prevenção de Acidentes Domésticos, um tema super importante para quem tem bebês e crianças em casa.

Seguem algumas dicas:

  • Intoxicações: produtos limpeza, aromatizadores ambientes etc. devem ser inacessíveis para crianças alcançarem, e remédios dentro caixas trancadas.

Ter no cel o n° do Centro de Intoxicações como contato emergência (consultar o n° do seu estado: www.sbtox.org/centros ).

  • Engasgo:  criança deve comer bem sentada, estável e concentrada na ingestão do alimento, não deixar pequenos objetos acessíveis. Na live a Dra. Aline Menezes demonstrou como fazer manobra de desengasgo.
  • Sufocamento: bebês devem dormir sempre de barriga pra cima, colchão firme e nenhum objeto ou itens macios no berço.

Ter no cel o n° emergência SAMU 192.

  • Queimadura fogo/térmica: não tomar nada quente com criança no colo, forno ligado não deixar criança aproximar, cabos de panela virados pra dentro fogão. Se a queimadura acontecer, nunca usar gelo ou outra coisa, somente água corrente temperatura ambiente no local da queimadura.
  • Queimadura eletricidade: cuidado com tomadas, não deixar fios soltos conectados na tomada, luzinhas decoração, ao atender alguém que está tomando um choque nunca encostar nela se está em contato com fonte do choque, desconectar fonte de energia antes.
  • Afogamento: crianças podem se afogar em poucos cm de água, como água da privada, balde de água, banheira nunca deixar criança sozinha, piscina sempre com telas protetoras e cuidador a distância de um braço da criança.
  • Queda: redes de proteção, telas, portões podem prevenir, mas não substituem supervisão do adulto, se acontecer, em especial crianças acima de 2 anos e alturas abaixo de 1,50m, observar o comportamento da criança, se houve alteração levar ao médico. Crianças menores e/ou alturas superiores 1,50m requerem avaliação médica.

Leia mais:

❤️