Fomos convidados pelo Tarobá Hotel para passar o fim de semana em Foz do Iguaçu, no Paraná, conhecer uma das sete maravilhas naturais do mundo: as Cataratas de Foz do Iguaçu. A região, que é propícia para ser visitada o ano todo, traz ainda diversas atrações e passeios para fazer em família. 

Em relação à melhor época do ano para ir, em janeiro, fevereiro e março, tem calor e chuvas de verão, o que proporciona uma experiência emocionante ao ver as Cataratas cheias com alta vazão. Para temperaturas mais agradáveis, prefira abril, maio e setembro. Os meses menos chuvosos (porém bem frios) são junho, julho e agosto, e quando as cataratas estão menos volumosas também.

  • Trajeto

Para chegar em Foz do Iguaçu há voos diretos para a cidade. O percurso é tranquilo e rápido, cerca de uma hora e meia de duração partindo de São Paulo. Lá na cidade, circulamos de táxi e Uber, inclusive para cruzar as fronteiras. Funciona muito bem.

  • Hospedagem

O Tarobá Hotel é uma ótima opção para quem busca um bom custo X benefício em Foz do Iguaçu. Bem localizado – no centro da cidade – e perto de muitos restaurantes e área comercial. O local oferece café da manhã, bar e serviço de quarto das 17h30 às 23h, piscina pequena não aquecida ao ar livre, espaço de salão de jogos e brinquedoteca. 

Os quartos têm frigobar e TV – disponibilizam cama extra para crianças. 

  • Passeios

Na sexta-feira à noite quando chegamos fomos jantar no Bona Trattoria, um restaurante italiano com menu assinado pelo chef Salvatore Loi. Adoramos! 

No segundo dia, partimos para um city tour com a Combo Iguassu. Começamos pelo Templo budista chinês Chen Tien – que me surpreendeu muito positivamente. Depois fomos ao bairro árabe, onde visitamos a Mesquita de Foz do Iguaçu Central, a divina Doceria árabe Albayan e a lojinha de de artesanato e decoração árabe Kapadokya

De lá, partimos para conhecer a Catedral Nossa Senhora do Guadalupe, que está ficando pronta e conta com uma arquitetura única, bem interessante.

Neste dia também aproveitamos para visitar o Marco das Três Fronteiras – além de ser interessante por si só o fato que podemos avistar os três países (Brasil, Paraguai e Argentina), o local é um charme. Organizado, com arquitetura linda, restaurante e parquinho grande. Importante ressaltar que para cruzar a fronteira para Argentina ou Paraguai é necessária apresentação RG ou passaporte (não vale carteira de habilitação).

Decidimos na hora nos aventurar e ir ao Paraguai e atravessamos a ponte da amizade de Foz do Iguaçu a Ciudad del Este. Negociamos com um taxista que nos levou e nos esperou no estacionamento da loja de departamento CellShop – vende de tudo: de eletrônicos, a bebidas, roupas, cosméticos, brinquedos. Apesar de serem “apenas 7km” de onde estávamos a loja, levamos mais de uma hora para ir e mais de uma hora para voltar – o trânsito é surreal, em especial em fins de semana. Não nos pediram nenhum documento na travessia, mas leve RG ou passaporte para atravessar as fronteiras, carteira de habilitação não vale. Outras lojas que valem a pena, mas que não conseguimos ir: China Importados e Shopping Paris.

Em Puerto Iguazu, no lado argentino, há também o Duty Free e também para comprar vinhos, a La Vinoteca de Don Jorge . Na região central de Foz também tem um Duty Free.

No terceiro dia fomos ao Parque das Aves, que fica ao lado do Parque das Cataratas. É um passeio bem gostoso para fazer em família. Metade das aves de lá são resgatadas de tráfico de animais, e eles participam de vários projetos de conservação da Mata Atlântica e de aves em risco de extinção.

A trilha do  Parque das Aves tem 1.8km. A Malu curtiu muito, tanto que nem reclamou de andar tudo isso. O parque é bem bonito cercado de Mata Atlântica e tem lanchonetes espalhadas pelo caminho. Ficamos cerca de 1h30.

De lá fomos finalmente conhecer as Cataratas do Iguaçu. Como tinha chovido bastante nesse fim de semana, as cataratas estavam muito cheias (lindo!), nos molhando bastante. Então, não andamos em toda passarela, mas conseguimos sentir o poder da natureza das Cataratas. Em dias assim, de fato, a capa de chuva faz a fazer diferença.

Dentro do Parque das Cataratas fica o maravilhoso hotel  Hotel Belmond, um lugar lindo onde almoçamos. Fica bem em frente às cataratas – reservamos pelo site com antecedência no restaurante Ipê. Gostamos muito! O ambiente é impecável, atendimento excelente, buffet self service com open bar delicioso.

Depois do almoço conseguimos fazer o passeio de helicóptero com o Helisul Experience – valeu super a pena, foi inesquecível. 

E, por último, jantamos uma pizza no Quinta da Oliva.

Atenção: Recomendo levar carrinho para todos esses passeios, pois as crianças cansam bastante de andar. 

Outros passeios: Usina Itaipu, Cataratas do lado Argentino, Macuco Safari – passeio de barco nas Cataratas, Parque aquático,  Movie Cars, Dreams Park Show (Museu de cera, Vale dos Dinossauros, Bar de gelo), Roda gigante 88 metros de altura (ao lado do Marco 3 Fronteiras) e Parillas argentinas em Puerto Iguazu (Aqva Restaurant e La Rueda).

Mais dicas de viagem

Seguro viagem é item indispensável no planejamento e check list de qualquer viagem. A Coris, parceira do nosso blog, é uma empresa que existe há 30 anos, e está entre os melhores seguros do país. Embora cada país tenha suas regras, e em muitos casos não é obrigatória a contratação, o seguro viagem é uma proteção muito importante.

Para comunicação em viagens internacionais, também sempre optamos por comprar um chip internacional de celular – recomendamos o Meu Chip, com cupom de desconto: Pezinhos.

Para alugar carros, sempre uso a Rent Cars, porque lá eles consolidam as melhores empresas em um lugar só – acho ótimo porque temos muitas opções tanto de valores quanto de modelos. Durante o processo de reserva na Rent Cars, há uma etapa de adicionar outros serviços, como a cadeirinha do carro – nessa hora, escolha a que mais se adeque à idade da criança.

Passeios e Experiências Culturais com bebês e crianças na Get Your Guide.

Leia mais:

Foz do Iguaçu: melhores hotéis para viajar com bebês e crianças