Passaporte e RG da Malu

Como faz parte do DNA da nossa família viajar com muita frequência, como vocês podem acompanhar, descobri que muita coisa muda em relação a documentação conforme a idade das crianças e local visitado.

Para destinos nacionais, viajar com crianças de 0 a 15 anos acompanhadas por pais ou responsáveis, basta levar a Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada, ou um documento com foto, que pode ser o RG ou o passaporte válido. 

Crianças menores de 16 anos só podem viajar sozinhas com autorização judicial. Não é necessária autorização judicial nos casos de menores de 16 anos acompanhados de pais, avós, bisavós e tios, desde que as relações sejam comprovadas por documento oficial. Para o caso de algum terceiro, o responsável pode autorizar por meio de autenticação em cartório.

Para tirar o RG, cada estado brasileiro tem um órgão responsável. Em São Paulo, é super fácil e rápido pelo Poupatempo e a primeira via é gratuita. 

Seguro Viagem

Seguro viagem April

Outro ponto importante que nem todos sabem, mas muitos planos de saúde não tem cobertura nacional, sendo restrita somente à cidade ou ao Estado de residência. Por isso, é super importante sempre contratar seguro viagem, mesmo quando for para destinos nacionais que tenha mais de 100 km de distância da sua residência. Perrengues sempre acontecem, ainda mais com crianças, e ter a garantia de suporte sem gastar fortunas com consulta médica vale a pena – além de ter a mente tranquila. 

Embora nunca tenha precisado acionar, desde que a Malu nasceu, sempre adquiro meu seguro viagem com a April. É uma empresa sólida internacionalmente, com 30 anos de existência, atendimento 24 horas em português por telefone, Whatsapp, e-mail e pelo app April Móvel (Android e iOS ).

Gosto da April porque além da cobertura para despesas médicas, hospitalares e odontológicas e garantias no caso de extravios de malas, é possível customizar o plano perfil do assegurado e do tipo de viagem e com upgrades que cubram outras questões, como cancelamento de viagens, seguro de celular e notebook, entre outros.

Vacina

Há ainda destinos no Brasil, como a região Norte, que é aconselhável tomar vacina contra febre amarela, que deve ser aplicada no mínimo dez dias antes da viagem. Para quem é da cidade de São Paulo, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas, do Hospital das Clínicas, aplica gratuitamente essas vacinas. Em outros municípios do país, informem-se no SUS ou em algum posto de vacinação particular. Para mais informações, acesse Portal da Anvisa

Leia também:

Documentação para viagens internacionais com bebês e crianças

❤️