Já comentei diversas vezes aqui no site que nossa família é apaixonada pelo litoral do Estado de São Paulo. Tentamos visitar alguma praia paulista sempre que possível e, por isso, temos muitas dicas e conteúdos para compartilhar. Por isso, fizemos um resumão de toda nossa experiência pelas lindas praias de São Paulo e as melhores opções para viajar com bebês e crianças. 

Visitados pelo Pezinhos Mundo Afora

São Sebastião, a cerca de 200 km de São Paulo, é uma das cidades que mais visitamos nestes últimos quatro anos. Com uma grande variedade de praias, hospedagens e gastronomia, o destino é um dos mais bonitos do Estado, com muitas opções para crianças. 

Praia da Baleia: é uma praia com mar calmo e sem aglomerações. Na ocasião, ficamos na Pousada Azul Maria, pequena e bem tranquila. Não tem parquinho e recreação, mas sinceramente com a piscina (não é aquecida), as praias lindas (fica pertinho de Juqueí e Camburi) e tanta natureza, não fez falta.

Barra do Sahy: entre Juquehy e Baleia, a praia é linda, pequena, com mar tranquilo e com um parquinho público em frente ao mar. Nos hospedamos no Aldeia de Sahy – o local é dos mesmos donos há quase 40 anos e é uma delícia. Fica somente a 150 metros da praia. 

Baraqueçaba: além de calma, tem uma vista linda para Ilhabela. Gosto de ir para praia entre abril e setembro, porque o tempo é seco (chove pouco), sol quase garantido, mais tranquilo e menos trânsito. No inverno tem menos pernilongo e borrachudo – embora tenhamos usado repelente. Ficamos no Vistabela Resort, já queríamos ir há algum tempo e adoramos.

Camburi: embora o mar seja agitado para crianças, ficamos no Rede Beach Camburi, que conta com piscina externa e piscina aquecida coberta, brinquedoteca, salão de jogos e copinha do bebê equipada. É de frente para o mar – é uma região com mangue, então para acessar a praia é preciso atravessar uma pequena ponte. O grupo de hotéis também tem em Camburi o Rede Beach Sunset, o mais novo na região. Também pé na areia, piscina incrível com parque aquático temático e parquinho na área externa ao lado da piscina. 

Camburizinho: Alugamos a cabana, bem isolada de tudo, no AirBnb, somente para três pessoas, com mini cozinha, quarto e banheiro. Fornecem toalhas, lençóis e utensílios de cozinha, e também tem ar condicionado (não é pet friendly). Camburizinho é uma praia tranquila, em especial o cantinho onde fica a cabana sem muita aglomeração. 

Juquehy: fomos conhecer o Beach Hotel Juquehy, a nova unidade da Rede Beach Hotéis em São Sebastião. Juquehy é uma praia deliciosa com mar calmo, a cerca de três horas da capital paulista. O hotel, além de ser pé na areia, fica num canto charmoso da praia.

Maresias: vale muito a pena pela beleza e diversas opções de restaurantes, embora a praia seja agitada para crianças. Escolhemos ficar hospedados no Amora Hotel, que fica pé na areia e conta com uma ótima estrutura para receber bebês e crianças. 

Acho legal também compartilhar os restaurantes incríveis presentes na região que, embora um pouco caros, valem a pena serem conferidos ao menos uma vez. Eles são: Manacá, Acqua e Ogan (em Camburi), Badauê e Gulero (em Juquehy) e Tiê Sahy (na Barra do Sahy). 

Ubatuba, a cerca de 220 km de São Paulo, também é nossa cidade queridinha. Lá estivemos lá na praia do Pulso (praia paradisíaca, limpíssima, pequena, com mar tranquilo e natureza ainda selvagem)e encontramos uma opção muito boa no AirBnb no condomínio da Praia do Pulso: uma casa super confortável e perfeita para famílias e grupos maiores. A propriedade possui cinco suítes, cozinha completa, máquina de lavar, churrasqueira, piscina com proteção ao redor (o que foi uma tranquilidade por conta das crianças), mobiliário novinho, cadeiras de praia, guarda sol, wi fi e tv a cabo.

Fomos ainda, em Ubatuba, para a praia Dura (poucas ondas e mar raso, sem aglomeração, ótima para crianças). Também alugamos no AirBnb uma casa em um condomínio fechado, no Condomínio Praia Dura, que fica entre a Praia Dura e Praia Brava do Sul. A casa que ficamos tem quatro suítes, piscina enorme com parte rasinha e churrasqueira – muito confortável, além de uma vista maravilhosa. 

Ilhabela, 210 km de São Paulo, fomos quando fizemos um cruzeiro e paramos para conhecer. 

Não costumamos ir muito para o litoral sul, mas fomos para o Guarujá, a cerca de 100 km de São Paulo, em duas ocasiões: para conhecer o Casa Grande Hotel, na Enseada, quando a Malu era pequenininha, e já maior, em 2024, o Hotel Jequitimar Guarujá Resort & Spa by Accor – Ex Sofitel. A estrutura geral de ambos é ótima para receber crianças e bebês, e os quartos oferecem berço, banheirinha e frigobar com freezer. Há também uma copa baby com geladeira e microondas.

Já em Santos, também litoral sul a pouco menos de 100 km da capital, fomos para um evento e ficamos hospedados no Sheraton Santos, a apenas duas quadras da Praia da Aparecida. O hotel oferece café da manhã incluso na diária, o restaurante fica aberto do dia todo, tem piscina coberta e aquecida, espaço kids e salão de jogos, os quartos são confortáveis e eles disponibilizam berço, caso haja necessidade. A cidade tem uma série de atrações para ir com crianças. Leia tudo aqui.

Há muitos outros destinos litorâneos em São Paulo para viajar com crianças. Por isso, fizemos também uma lista com as praias do Estado que têm mar calmo. Leia mais aqui

Hospedagem no litoral de São Paulo

A seguir, algumas listas com as melhores opções de hospedagem para famílias com bebês e crianças: 

Leia também: