Em nossa última grande viagem de férias, fomos para o Japão. E como o percurso até o outro lado do mundo é muito longo, aproveitamos para na ida pararmos na Alemanha e, na volta, passarmos pela Espanha antes de voltarmos para o Brasil. 

Ficamos em Madrid por seis dias, e aproveitamos muito essa cidade cheia de vida, repleta de museus, parques, história e boa gastronomia. Foi o 80° voo da Malu e, para fechar a viagem dos sonhos com chave de ouro, ainda caiu mais um dentinho dela neste período.

Ficamos hospedados no flat Amor de Dios, no Centro de Madrid, com duas suítes, mini cozinha e bem localizado, podendo ir a pé para diversas atrações da cidade.

Optamos por fazer um roteiro personalizado com a Mayte Scarvelli, da Espanha Fora do Óbvio, e foi uma ótima experiência, já que a ideia era curtir a capital espanhola com calma e relaxar. 

Dia 1

No primeiro dia, como estávamos cansados da longa viagem do Japão, pegamos mais leve. Fizemos um passeio pela Plaza Mayor, onde tem uma loja muito fofa de patos, a Madrid Duck Store, passamos pelo Mercado San Miguel e fomos jantar no Bodela Los Secretos (precisa fazer reserva).  

Dia 2 

Que emoção foi voltar ao Museo Reina Sofia com a Malu e apresentar a ela um dos quadros que mais amo nesse mundo: Guernica de Picasso. Fizemos com uma guia especial para crianças, a Juliana da Rumo a Madrid. Ela é  historiadora e faz várias atividades e brincadeiras que deixam a visita super leve e envolvente para os pequenos.

Logo ao lado do museu há o Parque del Retiro, onde há vários parquinhos espalhados (vale dar uma olhada no Google Maps), lago com barcos para passear e os Palácios Velazquez (que tem exposição de arte) e de Cristal (com lago com tartarugas, patos e cisnes). 

À noite fomos tomar vinhos e jantar na Vinology, super agradável. 

Dia 3

Fomos a pé do nosso flat, que fica no Centro, até a Gran Via, a principal rua de Madrid. De lá, fomos para o bairro de Salamanca, delicioso para passear – arborizado, lindo e cheio de cafés e lojas de grife. 

Lá também fica o Mercado de La Paz, onde paramos para almoçar (super recomendo), e o Museu Sweet Space de arte contemporânea, lúdica, interativa, bem legal para levar as crianças. Aproveitamos bastante. 

Para quem curte vinhos, em Salamanca fica a Lavinia, excelente loja para comprar. 

E como não poderia faltar, paramos também na Hard Rock Madrid para incrementar a minha coleção de pins. 

Dia 4

Decidimos alugar um carro pela Rental Cars (opção de cadeirinha, booster) e partir rumo a Ribera del Duero, uma das melhores regiões de vinho da Espanha – são duas horas de Madrid, por uma estrada muito boa. Foram dois dias na região e posso dizer que foi um dos pontos altos da nossa viagem – contando Alemanha e Japão. 

Almoçamos no Taller Arzuaga (Estrela Michelin) e também passamos pela Bodegas Arzuaga. É necessário reservar. 

Tudo sobre nossa viagem a Ribera del Duero aqui.

Dia 5

Ainda em Ribera del Duero, curtimos muito o dia na piscina do hotel – fizemos hospedados no Castilla Termal Monasterio de Valbuena. Depois, fomos fazer uma visita na Abadia Retuerta, onde fizemos degustação de vinhos e almoçamos – também é preciso fazer reserva. Vale muito a pena o passeio. 

Tudo sobre nossa viagem a Ribera del Duero aqui.

Dia 6 

No nosso último dia em Madrid aproveitamos para visitar o Palácio Real (compramos os ingressos com antecedência), fomos no Parque Infantil de Plaza España, nos Jardins de Sabatini e ver a linda vista e passarela de vidro do Hotel Riu Rooftop – vale muito a pena. 

Outros passeios em Madrid

  • Museo Del Prado (10h às 20h), maravilhoso, fui da outra vez que estive em Madrid, a Juliana da Rumo a Madrid também faz tour com crianças
  • Legends Experience – para quem curte futebol
  • Parque Atracciones (Nickolodean Land) 
  • Parque Warner Madrid 30km (12h às 24h)
  • Bate e volta para cidade de Toledo (fui da outra vez, é bem legal)
  • Bate e volta Segovia: Alcazar de Segovia que inspirou o castelo da Rainha má da Branca de Neve da Disney.

Mais dicas de viagem

Seguro viagem é item indispensável no planejamento e check list de qualquer viagem. A Coris, parceira do nosso blog, é uma empresa que existe há 30 anos, e está entre os melhores seguros do país. Embora cada país tenha suas regras, e em muitos casos não é obrigatória a contratação, o seguro viagem é uma proteção muito importante.

Para comunicação em viagens internacionais, também sempre optamos por comprar um chip internacional de celular – recomendamos o Meu Chip, com cupom de desconto: Pezinhos.

Para alugar carros, sempre uso a Rental Cars, porque lá eles consolidam as melhores empresas em um lugar só – acho ótimo porque temos muitas opções tanto de valores quanto de modelos. Durante o processo de reserva na Rental Cars, há uma etapa de adicionar outros serviços, como a cadeirinha do carro – nesta hora, escolha a que mais se adeque à idade da criança.

Leia mais: 

Ribera del Duero: uma das mais importantes regiões de vinhos da Espanha