Ribera del Duero

Em nossa última grande viagem de férias, fomos para o Japão. E como o percurso até o outro lado do mundo é muito longo, aproveitamos para na ida pararmos na Alemanha e, na volta, passarmos pela Espanha antes de voltarmos para o Brasil. Ficamos em Madrid por seis dias, e em dois deles ficamos em Ribera del Duero, uma das mais importantes regiões produtoras de vinhos da Espanha.

Alugamos um carro pela Rental Cars (opção de cadeirinha, booster)  para ir até o destino – são duas horas de Madrid, por uma estrada muito boa. Posso dizer que esses dois dias foram um dos pontos altos da nossa viagem de 23 dias (Alemanha, Japão e Espanha), pois além das bonitas paisagens, tivemos três experiências inesquecíveis que recomendo demais:

1 – Degustação no restaurante Michelin Taller Arzuaga (necessário reservar).

2 – Visita à Vinicola Abadia Retuerta , vale demais, e ainda almoçamos lá (também é preciso reservar, eles tem hotel chiquérrimo lá).

3 – Nosso hotel, o Castilla Termal Monasterio de Valbuena, que é mais que um hotel, é uma experiência. Fica em um prédio histórico que era um monastério, com piscina termal relaxante, quartos super confortáveis e um café da manhã maravilhoso. 

Viagens de vinhos com crianças

Para quem curte viagens de vinhos, sim, é possível ir com crianças. Já fizemos muitas viagens para regiões vinícolas no mundo com a Malu: Napa (Estados Unidos), Bordeaux (França), Espírito Santo do Pinhal (Brasil – São Paulo), Mendoza (Argentina), Colchagua e Maipo (Chile). 

Antes dela nascer ainda fomos para Bento Gonçalves (Brasil, Rio Grande do Sul), Stellenbosch (África do Sul), Douro (Portugal), Reno (Alemanha) e Toscana (Itália). 

As próximas que estão em nossa lista são: Rioja (Espanha), Borgonha (França), Champagne (França), Loire (França), Alsacia (França), Piemonte (Itália) e Alentejo (Portugal).

Mais dicas de viagem

Seguro viagem é item indispensável no planejamento e check list de qualquer viagem. A Coris, parceira do nosso blog, é uma empresa que existe há 30 anos, e está entre os melhores seguros do país. Embora cada país tenha suas regras, e em muitos casos não é obrigatória a contratação, o seguro viagem é uma proteção muito importante.

Para comunicação em viagens internacionais, também sempre optamos por comprar um chip internacional de celular – recomendamos o Meu Chip, com cupom de desconto: Pezinhos.

Para alugar carros, sempre uso a Rental Cars, porque lá eles consolidam as melhores empresas em um lugar só – acho ótimo porque temos muitas opções tanto de valores quanto de modelos. Durante o processo de reserva na Rental Cars, há uma etapa de adicionar outros serviços, como a cadeirinha do carro – nesta hora, escolha a que mais se adeque à idade da criança.

Leia mais:

Madrid: tudo sobre a capital espanhola com crianças