Já falei diversas vezes que em todas as nossas experiências de viagens, nunca tivemos grandes problemas em relação a mudanças nos hábitos de sono da Malu, mesmo viajando muito e com fuso horário diferente. Sempre conseguimos nos adaptar. No entanto, nesta quarentena, percebemos grandes alterações na rotina de sono dela. 

Não sei se é por conta do isolamento social ou se ela está se desenvolvendo – ou as duas coisas juntas -, mas desde o começo deste período em que estamos em casa ela não quer mais dormir à tarde de jeito nenhum – geralmente fazia uma soneca de 1h30 a 2h de duração, pelo menos. Por outro lado, a Malu passou a ir dormir mais cedo, capotando entre 20h e 20h30. Pesquisei bastante e vi que próximo dos 3 anos – ela está com 2 anos e 10 meses – a criança pode mesmo deixar de precisar desta soneca da tarde. 

Tem sido um momento bem desafiador, principalmente por ter de trabalhar de casa e não ter a folga do momento que ela dormia de dia, já que sem ele ela não para quieta um minuto e requer mais atenção. Vi esses dias uma frase que, inclusive repostei, do perfil no Instagram Destinos de Alice, que traduz bastante este período para mim: “Mães me perguntam como consigo viajar com bebê, e respondo que viajar com criança pequena é mil vezes mais fácil que quarentena em casa”.

Em compensação, a quarentena trouxe também aspectos positivos. Um deles foi o desfralde da Malu, que foi mais fácil do que imaginava. Em Em Casa: tudo sobre o processo de desfralde relato como foi esse processo. 

❤️