Quem acompanha o Pezinhos Mundo Afora sabe que adoramos aventura e natureza. Sempre procuramos lugares novos no Brasil para visitarmos com a Malu, geralmente locais próximos das capitais de cada Estado e com um mínimo de infraestrutura. Uma ótima opção, que já estava há bastante tempo em nossa lista, foi Pipa, no Rio Grande do Norte. Fizemos um roteiro de 4 dias, durante um feriado prolongado e foi o suficiente para aproveitarmos.

• Trajeto

Para chegar em Pipa, partimos de São Paulo rumo a Natal, com voo de três horas de duração pela Latam. Como a nossa bebês já estava com quase dois anos, e o voo foi relativamente curto, a viagem foi tranquila.

No post Guia de como viajar com bebês e crianças no avião relato todas as informações baseadas em nossas experiências sobre como viajar de avião com bebês e crianças, com esse já foram 26 voos com ela. Para quem optar por viajar de Latam, fizemos pessoalmente uma entrevista com a companhia para tirarmos todas as dúvidas, veja aqui.

Ao chegar em Natal, tínhamos um transfer do hotel esperando a gente, e partimos rumo a Pipa. O percurso demora somente uma hora e meia de carro e também foi sossegado.

Procuramos sempre levar alguns atrativos para entreter a Malu. Evitamos dar telas para distraí-la, preferimos sempre livros ou brinquedos fáceis de levar na mala de mão. No post Livros e guias para viajar com bebês e crianças há uma lista com algumas opções divertidas, interativas e educativas que ajudam, e muito, passar o tempo de uma maneira mais “analógica”.

• Hospedagem

Ficamos hospedados no Hotel Sombra e Água Fresca, um dos melhores de Pipa. A vista é incrível, fica em um dos pontos mais altos do vilarejo. Embora o visual seja maravilhoso, como fica em um lugar muito íngreme, é meio difícil de circular com carrinhos de bebê. A vantagem é que eles disponibilizam carrinhos de golf, que pode ser acionado para se locomover dentro do hotel.

O local oferece bercinho, banheirinha e frigobar no quarto. O restaurante fica aberto até as 22h, e é possível solicitar frutas ou qualquer outro pedido especial para crianças.

O atendimento é super atencioso e o diferencial fica por conta dos macaquinhos que toda a manhã vinham nos falar bom dia em troca de uma comidinha. A Malu amou!

A parte do resort também possui esquema de vilas para acomodar famílias maiores.

Além desse, há outras opções de hospedagem que são recomendadas para ir com bebês e crianças. Entre elas:

Toca da Coruja: Situada na Praia de Pipa, em Tibau do Sul,dispõe de bangalôs luxuosos, com vista para os 25.000m² de jardins tropicais e floresta. Suas instalações incluem 2 piscinas. Melhor pousada da região, esquema mais romântico, mas aceitam crianças.

Pipa Park: A 600 metros do centro da Praia de Pipa e a 1,8 km da Baía dos Golfinhos, oferece uma piscina grande em um terraço rodeado por jardins. A propriedade conta com apartamentos completos com Wi-Fi gratuito. Tem área infantil e também opção de quartos maiores com cozinha.

Oka da Mata: Situado na Praia da Pipa, a 150 metros da praia. O WiFi é gratuito em todas as áreas, e você pode desfrutar da piscina ao ar livre e organizar sessões de massagem. Um dos mais bem avaliados da região.

Madeiro Beach Hotel: Situado na Praia do Madeiro, em Pipa, possui uma localização privilegiada e proporciona contacto intenso com a natureza. Com piscina ao ar livre, este hotel à beira-mar oferece café da manhã servido diariamente. Um dos mais bem avaliados da região.

Ponta do Madeiro Hotel: Com uma localização ideal em meio a um jardim tropical entre as praias da Pipa e do Madeiro, oferece piscina ao ar livre com vista panorâmica do mar, Wi-Fi gratuito e estacionamento privativo de cortesia. Boa opção e bem localizado

Acquapipa Resort: Dispondo de jardim, bar, lounge compartilhado e Wi-Fi gratuito, está situado em Pipa, a 7 km da Praia do Amor e a 8 km da Praia das Minas. A propriedade também conta com recepção 24 horas, restaurante, parque aquático e piscina ao ar livre disponível o ano todo. Além disso, há entretenimento noturno e serviço de quarto no local.

Pipa Lagoa Hotel: Localizado em frente à Lagoa de Guaraíras, a 900 metros da praia e a 7 km da Praia de Pipa, oferece acomodações modernas com ar-condicionado e TV LCD. As comodidades incluem uma piscina ao ar livre. Tem área de lazer pra crianças.

Serhs Villas Da Pipa Hotel: Situado no centro de Pipa, este hotel oferece villas com piscina privativa, varanda e churrasqueira. A propriedade dispõe de restaurante, WiFi gratuito e estacionamento no local. Com cozinha americana.

Para mais dicas de hospedagem no Nordeste, acesse: Nordeste: melhores hotéis para viajar com bebês e crianças

• Passeios

Centro de Pipa

Pipa é um vilarejo charmoso que ainda se mantém fora do esquema muvuca que virou Porto de Galinhas. O centrinho é muito fofo e as praias, lindas.

Praia do Madeiro

É uma das praias mais bonitas da região, famosa por ser possível ver os golfinhos. Quando soubemos desse atrativo à parte, fomos cedo para conseguirmos dar a sorte de ver algum nadando por ali. Chegamos antes das 10h e fomos embora por volta das 13h – e o mais incrível é que vimos golfinhos o tempo todo pulando. Nunca tinha visto algo parecido, e olha que já viajei para as praias dos cinco continentes.

Dica importante é se preparar para chegar à praia, pois há uma escadaria enorme. Para ir à baía dos golfinhos é necessário atravessar um caminho pelas pedras, na maré baixa. Optamos por não ir com a Malu. Como já havíamos visto muitos golfinhos na Praia do Madeiro, não sentimos falta.

Praia do Amor

Tem esse nome porque a geografia o local é em formato de coração. O lugar é maravilhoso. Embora seja uma praia de mar agitado, de surfistas, no lado direito da orla se forma uma piscina natural de maré baixa, então conseguimos aproveitar. O acesso também tem uma bela escadaria.

Comparada à Praia do Madeiro, diria que a Praia do Amor é mais rústica, mas há barraquinhas e quiosques com guarda-sol.

Outra opção, que não fizemos porque achamos que poderia ser muito puxado para nossa bebês, são os passeios de Buggy ou Jeep para Sibaúma, Barra do Cunhaú e Baía Formosa, que dizem ser um lugar paradisíaco.

Um dica bacana é o guia Praias do Nordeste com Crianças. Parte da Coleção Crianças a Bordo, nada mais é do que um guia de viagens focado para experiências com família e crianças. Confesso que superou as minhas expectativas pela riqueza de detalhes. São 251 páginas de informações super completas de todas as praias do Nordeste com descritivo geral, sugestões de passeios, restaurantes, hotéis e resorts.

• Alimentação

Frutinhas no café da manhã

Depois dos 12 meses de idade nossa bebê passou a comer a mesma comida que a gente em viagens. Isso facilita bastante. Embora não tenhamos passado nenhuma dificuldade neste quesito – principalmente por conta do hotel que contava com uma infraestrutura bem adequada para receber bebês e crianças. Por isso que sempre levo em consideração optar por hospedagens que tenham mini cozinha, pelo menos com microondas e geladeira, para o caso de haver qualquer imprevisto e podermos preparar a alimentação.

Veja também: Guia de alimentação para bebês e crianças em viagens e passeios

• Documentação

Para destinos nacionais, crianças de 0 a 15 anos acompanhadas por pais ou responsáveis precisam levar a Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada, ou um documento com foto, que pode ser o RG ou o passaporte válido. Crianças menores de 16 anos só podem viajar sozinhas com autorização judicial. Não é necessária autorização judicial nos casos de menores de 16 anos acompanhados de pais, avós, bisavós e tios, desde que as relações sejam comprovadas por documento oficial. Para o caso de algum terceiro, o responsável pode autorizar por meio de autenticação em cartório.

Para tirar o RG, cada Estado brasileiro tem um órgão responsável. Em São Paulo, é super fácil e rápido pelo Poupatempo e a primeira via é gratuita.

Já falei algumas vezes e acho importante reiterar que quando o assunto é documentação um seguro viagem tem que estar no check list, especialmente quando estamos longe de casa e com crianças.

Seguro viagem em mãos

Embora nunca tenha precisado acionar, desde que a Malu nasceu, sempre adquiro meu seguro viagem com a April. É uma empresa sólida internacionalmente, com 30 anos de existência, atendimento 24 horas em português por telefone, Whatsapp, e-mail e pelo app April Móvel (Android e iOS ).

Gosto da April porque além da cobertura para despesas médicas, hospitalares e odontológicas e garantias no caso de extravios de malas, é possível customizar o plano perfil do assegurado e do tipo de viagem e com upgrades que cubram outras questões, como cancelamento de viagens, seguro de celular e notebook, entre outros.