Recebo várias perguntas sobre Réveillon e férias de janeiro e, embora ache que a escolha do destino é uma questão muito pessoal, que envolve o gosto de cada um, necessidades e o orçamento de cada família, preparamos um conteúdo com diversas opções, organizadas por localização. 

BRASIL

Bahia, Vila de Santo André

Já passei Ano Novo em tudo que é parte desse mundo, mas igual a festa no Brasil não há. Sem contar que é o começo do nosso verão. 

Nas praias do Nordeste, o sol é garantido. Já nas do Sul e Sudeste, o verão é mais úmido e há probabilidade de chuvas – já passei muita virada de ano embaixo d’água nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. 

No Rio Grande do Sul há Gramado, que tem o Natal de Luz, que é lindo para as crianças e acontece entre 24 de outubro a 12 de janeiro. 

Se a família preferir pelo sossego do interior, costuma ser mais barato que praia nessa época do ano e há ótimas opções de hotéis fazenda por todo o país. O mesmo acontece se optar por parques aquáticos e termas. 

Listas de hospedagens:

AMÉRICA DO SUL

Também é verão, assim como no Brasil. Tanto em Buenos Aires como em Mendoza, na Argentina, o verão é bem quente nesta época. Mas vale a pena. Na Patagônia – Ushuaia e El Calafate -, que é linda nessa época embora as temperaturas sejam baixas para um verão latinoamericano, há passeios maravilhosos nesta época. O mesmo vale para Bariloche. 

Argentina, Bariloche

Em Santiago e regiões de vinhos no Chile, como Colchagua, também são ótimas opções. No Uruguai, Montevideo e Punta del Este são boas pedidas – sem contar que é a melhor época para visitar, já que fora do verão a região é muito fria. Na Colômbia, adoro Cartagena e Bogotá acho super interessante. 

Listas de Hospedagens:

AMÉRICA CENTRAL

Já passei Ano Novo de moletom em Cuba, acho que peguei a única semana de frio do ano. Caribe é região tropical, mas na parte norte é “inverno”, ou seja, águas frias e noites mais frescas. 

Quando passei o ano novo na Costa Rica, o clima foi perfeito. México também é uma boa opção.

Lista de Hospedagem:

ESTADOS UNIDOS

Janeiro é inverno, mas os Estados da Flórida e o sul da Califórnia são os destinos mais turísticos que escapam do frio rigoroso nessa época. Já passei Réveillon na Califórnia e fui em dezembro pra Disney Orlando, temperaturas que, embora frias, são ok pro meu “padrão brasileiro”.

Leia também: Blog Vai pra Disney responde tudo sobre viagens com bebês e crianças para Orlando

EUROPA

Eu, particularmente, não curto frio, e na Europa o inverno é pra valer, muito rigoroso e úmido. Prefiro ir nas meias estações: fim maio/junho e fim agosto/setembro.

  • Documentação

BRASIL

Malas prontas

Para crianças de 0 a 15 anos acompanhadas por pais ou responsáveis, basta levar a Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada, ou um documento com foto, que pode ser o RG ou o passaporte válido. Crianças menores de 16 anos só podem viajar sozinhas com autorização judicial. Não é necessária autorização judicial nos casos de menores de 16 anos acompanhados de pais, avós, bisavós e tios, desde que as relações sejam comprovadas por documento oficial. Para o caso de algum terceiro, o responsável pode autorizar por meio de autenticação em cartório.

Para quem tem plano de saúde, é importante verificar com a operadora se a cobertura é nacional. Muitos dos planos de saúde têm cobertura apenas regional ou municipal. Se este for o caso, recomendo muito a contratação, especialmente quando os destinos são para outros Estados que não o de residência.

Embora nunca tenha precisado acionar, desde que a Malu nasceu, sempre adquiro meu seguro viagem com a April. É uma empresa sólida internacionalmente, com 30 anos de existência, atendimento 24 horas em português por telefone, Whatsapp, e-mail e pelo app April Móvel (Android e iOS ).

Gosto da April porque além da cobertura para despesas médicas, hospitalares e odontológicas e garantias no caso de extravios de malas, é possível customizar o plano perfil do assegurado e do tipo de viagem e com upgrades que cubram outras questões, como cancelamento de viagens, seguro de celular e notebook, entre outros.

AMÉRICA DO SUL

Com exceção das Guianas, é possível viajar só com o RG. Passaporte válido continua sendo também uma opção. Vale lembrar que a Certidão de Nascimento não é aceita na imigração de qualquer destino internacional.

Quando o destino for para lugares frios e/ou com neve, recomendo também a contratação de um seguro viagem. O da April, que é o que sempre contratamos, cobre a prática de esportes de inverno e aventura. É importante ficar atendo ao se contratar um seguro viagem para este tipo de viagem porque não são todos que cobrem essas modalidades. 

AMÉRICA CENTRAL

Muitos países aceitam passaportes com no mínimo seis meses de validade, para saber se o país que visitará também exige, consulte o site do Consulado do país destino.

ESTADOS UNIDOS

EUA, San Francisco (Califórnia)

Além do passaporte válido, os Estados Unidos exigem que o visto seja feito antes da viagem. A minha bebê tirou o visto norte-americano quando tinha três meses. Foi tranquilo e conseguimos um visto de 10 anos – mas vale lembrar que isso depende da análise individual do Consulado Americano. Estava com pressa e usei um serviço de despachante, a American Visa e foi ótimo.

Acho indispensável a contratação de um seguro viagem, já que os EUA tem o sistema de saúde mais caro do mundo – uma consulta em um hospital custa mais de US$ 2.000. 

EUROPA

Muitos países aceitam passaportes com no mínimo seis meses de validade, para saber se o país que visitará também exige, consulte o site do Consulado do país destino. E como a validade de passaportes de bebês de até 1 ano é de somente 1 ano, tem que ficar atento. Não é necessário tirar visto com antecedência. 

Na Europa, 26 nações assinaram o Tratado de Schengen, que determina a obrigatoriedade de um seguro com cobertura de no mínimo € 30 mil para turistas ingressarem no território. A exigência não é apenas dos europeus – os latinos Equador, Venezuela e Cuba também pedem que os visitantes apresentem esta documentação. Veja aqui a lista de países.

  • Dicas gerais:

❤️