Todo ano fazemos um apanhado de dicas de destinos e passeios para aproveitar os feriados com as crianças. Este ano não está tão bom assim em feriados prolongados, mas dá para se programar e curtir bastante 2024 em família. 

25 de Janeiro (quinta-feira) – Aniversário de São Paulo: para quem não emendar, dá para curtir a cidade e fazer passeios bate e volta.  Se emendar, sugiro as mesmas dicas para o Carnaval (abaixo).

13 de Fevereiro (quatro dias) – Carnaval: é caro viajar  pelo Brasil. Sul e Sudeste ainda chove, assim como no Ceará. Foz do Iguaçu e Curitiba, ambas no Paraná, são boas opções. Para quem não quer agito: hotéis Fazenda ou casa AirBnb interior. Na América do Sul sugiro Argentina (Buenos Aires, Mendoza e Bariloche,  lindos no verão), Colômbia (Bogotá e Cartagena) e Uruguai (Montevideo e Punta del Este).

29 de Março (3 dias) – Páscoa: Gramado, no Rio Grande do Sul, é  linda na Chocofest e não é frio, assim como Pomerode, em Santa Catarina. No Nordeste, a melhor pedida é o Sul da Bahia que faz sol, como Arraial d’Ajuda, Trancoso, Ilhéus, Itacaré e Maraú – nos outros destinos da região chove. As praias do Sul e do Sudeste do Brasil também são boas pedidas, porque já acabaram as chuvas e estão mais vazias. 

1º de Maio (quarta-feira) – Dia do Trabalho: curtir a cidade de São Paulo e fazer passeios bate e volta.

30 de Maio (quatro dias) – Corpus Christi: melhor época para ir para Rio Quente e Caldas Novas (Goiás) e Olímpia (São Paulo) e aproveitar os termas e parques aquáticos. Ir para as montanhas também são boas opções para aproveitar o início da temporada de inverno: Gramado (RS), Serra Catarinense (SC), Campos do Jordão (SP), Monte Verde (MG), Teresópolis (RJ), Petrópolis (RJ). No Nordeste chove em muitos locais.

9 de Julho (quatro dias) – Revolução Constitucionalista (no Estado de São Paulo): praias no NordesteCeará, Piauí, Maranhão, Fernando de Noronha (PE) e sul da Bahia -, Rio de Janeiro e região dos lagos (RJ) e Itaúnas no Espírito Santo. Rio Quente e Caldas Novas (GO) e Olímpia (SP) também vale a pena. Quem quiser curtir frio: Campos do Jordão (SP), Monte Verde (MG), Petrópolis (RJ), Urubici (SC), Gramado (RS) e Pedra Azul (ES). Neve em Bariloche, na Argentina, e Pucón e Santiago, no Chile. 

15 de Novembro (três dias) – Proclamação da República: as praias no Sudeste (litoral de São Paulo e região dos lagos no Rio de Janeiro) começam esquentar e ainda não tão cheias. Ouro Preto e Belo Horizonte, em Minas Gerais, são destinos interessantes também. No Nordeste, João Pessoa (PB), Fernando de Noronha (PE), Flecheiras (CE), Pipa (RN), Arraial D’ajuda (BA), Santo André (BA), Maraú (BA) e São Miguel Milagres (AL).

20 de Novembro (quarta-feira) – Consciência Negra: curtir a cidade de São Paulo e fazer passeios bate e volta.

25 Dezembro e 31 de Dezembro (quarta-feira) – Natal e Ano Novo, respectivamente: caro no Brasil, vale ver América do Sul: Argentina (Buenos Aires, Mendoza e Bariloche,  lindos no verão), Colômbia (Bogotá e Cartagena) e Uruguai (Montevideo e Punta del Este). Em Gramado (RS), o Natal Luz é lindo.